sexta-feira, 20 de março de 2009

INCLUSÃO INDEVIDA NO SPC E NO SERASA

Devido ao grande número de clientes de algumas empresas e a ausência de controle de pagamento, estão sendo inseridos indevidamente alguns nomes de clientes nos cadastros do SPC e do SERASA.
O Cliente não é obrigado a comprovar o pagamento junto a empresa, pois faz parte do trabalho da mesma ter este controle.
No caso de cobrança indevida e inclusão indevida no SPC e no SERASA é cabível ação judicial de obrigação de fazer c/c com danos morais e antecipação de tutela para a retirada do nome do cliente do SPC e do SERASA.
Dra. Renata Xavier

364 comentários:

  1. Boa tarde Dra. Renata,
    Tive meu nome incluso no SPC Serasa por uma Universidade que frequentava para fazer uma pós, porém, não conclui o curso e também por desemprego acabei não pagando as parcelas finais. Estou vendo no Juizado especial para entrar a um processo de conciliação e também para a retirada do meu nome do SPC Serasa, só q eu preciso de um advogado q assine, terei q pagar por isso? Ou posso conseguir isso através do Procon ou OAB, já q não tenho condições de pagar os honorários.
    Aguardo retorno,
    Obrigada
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Se a senhora comunicou a desistência a Universidade e tem o comprovante de trancamento da sua matrícula antes do término do curso, não há que se falar em cobrança dos meses referente a data posterior ao trancamento. Neste caso, é cabível ação judicial por cobrança indevida (Caso a ação não exceda o teto de 40 salários mínimos, sua interposição poderá ser no juizado especial cível, se exceder, na vara cível).

    Se for necessário a interposição de ação judicial, procure a defensoria pública.

    Entretanto, caso a senhora não tenha comunicado a desistência, a cobrança é lícita. Neste caso, eu aconselho que procure a Universidade e tente um acordo.

    Espero que tenha sanado suas dúvidas.

    Atenciosamente, Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Renata, boa noite!
    Recentemente tive problemas com uma administradora de carão de crédito, que enviou-me um novo cartão (não solicitado) e antes mesmo que eu recebesse, foi utilizado por um terceiro. A empresa reconheceu a fraude, porém vem realizando cobranças insistentes. Efetuou um débito automático em minha conta corrente, ao meu ver, totalmente irregular e após este fato, entrei com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, sendo que a primeira audiência está marcada para 15 de junho de 2009. Porém, após tal fato, incluiu meu nome no SCPC. Como devo proceder? Devo aguardar a audiência e ficar dois meses com restrição indevida de crédito?
    Obrigada,

    Rita

    ResponderExcluir
  4. Sra. Rita, se constam nos autos documentos suficientes e incontestáveis, que comprovam o alegado, na própria ação deveria ter sido feito o pedido de tutela antecipada para a retirada do seu nome dos cadastros do SPC e do SERASA.

    Caso a Ré ainda não tenha sido notificada, a petição inicial poderá ser emendada para acrescentar o pedido de antecipação de tutela, sob pena de multa diária.

    No caso de inclusão indevida no SPC e no SERASA eu aconselho que a ação seja impetrada na vara cível ao invés do juizado, pois há a possibilidade da indenização ser maior.

    Atenciosamente, Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Dra. Renata,

    Meu nome foi colocado no SPC pelo Banco do Brasil, pois fiz uma conta salário no ano de 2007, e movimentei ela apenas por nove meses, como era uma conta salario nao podia fazer depositos, movimentação para outra conta e também não tinha taxas para pagar, nenhum desconto. Só que parei de movimentar essa conta em janeiro de 2008, pois nao fazia mas estágio. Na época em que assinei o contrato era de menor, fiquei maior de idade em dezembro de 2008. Agora mes de Janeiro de 2009, uma moça do Banco me ligou falando que eu devia para ele 53,00 desde de setembro de 2008, e que se nao pagasse em 15 dias iria para o SERASA/SPC, tentei falar com ela que a conta naum tinha sido mesmo fechada, mas nao tinha como estar acumulando juros, ela nao sabia me explicar e mandou me na agencia fui na agencia mas queriam que eu depositasse esse valor na conta deles, naum depositei, fui segunda feira novamente resolver isso, pois preciso estar com meu nome limpo até por causa da empresa em que trabalho, falei com um atendente que não ajudou em nada falei com a gerente e estava lá na conta que tinham adicionado um pacote especial, so que eu naum tinha solicitado nada, acabou que ela disse ue foi um erro deles e que meu nome vai sair em 72hrs do SPC, mas e como fica o constrangimento de chegar para fazer compras e não ter aprovado o cartao? ou eles ficarem me ligando em meu serviço no horário em que estou trabalhando? fora que aqui na empresa eles consutao o nome das pessoas que trabalham no financeiro ,tive que ficar me explicando varias vezes...agora vou ir no PROCOM, gostaria de saber que dados, documento etcc. preciso para abrir uma causa contra o Banco do Brasil???

    Att.
    Sandy

    e-mail:san_padilha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,
    Dra Renata, fiz um pagamento d meu cartão carrefour no valor total 2 dias antes do vencimento, mas continuo recebendo ligações fazendo a cobrança. Hoje recebi um carta dizendo que meu nome esta sendo enviado para o SPC. Não sei mais o que fazer já fui na loja já expliquei por telefone, e sempre dizem que esta tudo ok.
    o que devo fazer?????
    Grata
    Augusta

    ResponderExcluir
  7. Prezada Sandy, é indiscutível que houve um constrangimento. É de suma importância que vc. junte documentos que comprove os fatos relatados, ou seja, o contrato feito junto ao banco, a cópia da sua conta telefônica constando as ligações efetuadas ao mesmo, se possível, testemunha(s) do seu local de trabalho, e o mais importante é o nada consta do SPC e do SERASA, constando a inclusão do seu nome.

    Para tirar o nada consta é necessário que vc. se dirija a esses órgãos munida do seu RG e CPF.

    No caso em questão, aconselho que vc. procure um profissional munida de seus documentos pessoais e dos documentos que comprovem o alegado, pois seria muito mais vantajoso impetrar uma ação judicial.

    Na sua postagem vc. não menciona qual o estado que reside. Caso seja do RJ, onde atuo, e vc. queira mais esclarecimentos, disponibilize um telefone que eu entrarei em contato.

    Dra. Renata

    ResponderExcluir
  8. Sra. Augusta, eu aconselho que a senhora não entre mais em contato com o carrefour, deixe que seu nome seja incluído no SPC e no SERASA.

    Dirija-se ao SPC e ao SERASA munida do seu RG e CPF, retire o nada consta.

    De posse do nada consta, comprovando a inclusão do seu nome, nos órgãos acima citados, junte com o comprovante de pagamento e cópia dos seus documentos pessoais e impetre ação judicial em face do carrefour, pedindo a retirada imediata do seu nome dos cadastros dos referidos órgãos e indenização por danos morais.

    Caso a senhora reside no RJ, onde atuo, e queira mais esclarecimentos ou prestação de serviços,disponibilize um telefone que eu entrarei em contato.

    Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  9. CASO DISPONIBILIZEM TELEFONES, OS MESMOS SERÃO ANOTADOS E NÃO PUBLICADOS.

    ResponderExcluir
  10. quando o nome não tem mais restrição no spc, automaticamente as restrições do serasa também desaparecem?

    ResponderExcluir
  11. Nem sempre, pois são órgãos distintos. É importante que você retire o nada consta nos órgãos para confirmar.

    ResponderExcluir
  12. drª Renata, quanto tempo leva para um casal se divorciar judicialmente quando as ambas partes querem o divórcio?

    ResponderExcluir
  13. Dra. Renata, nossa empresa financiou um veículo usado com o Banco Safra. Estamos com 2 prestações atrasadas, só que com os boletos prorrogados já com mora e juros para amanhã, dia 15/05/2009. Acontece que hoje fomos antecipar nossas vendas no cartão de crédito, e a nossa gerente do Banco do Brasil, informou que não pode antecipar porque consta restrição no SERASA feita pelo Banco Safra. Como devo agir?

    ResponderExcluir
  14. Dra. Renata, sou recém formado e moro em Minas Gerais e estou com um cliente que, aparentemente, teve o CPF clonado e foram feitas compras na loja Marisa em São Paulo no seu CPF. O nome dele foi incluído no SERASA e SPC. Ele tentou contato para tal retirada administrativamente, mas não obteve sucesso. Nesse caso é cabível uma ação de Indenização de danos materiais com pedido liminar para retirada do nome do cadastro negativo? Se for, será contra o SERASA, SPC e loja Marisa? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  15. Primeiro terá que impetrar ação de separação de corpos. No caso de vocês essa ação não deve ser demorada por ser consensual, mas não dá para ser precisa quanto ao tempo, provavelmente um ano e meio à dois anos.
    Depois de homologada a sentença de separação de corpos, será averiguado qual a data constante do início da separação, contado dois anos da separação de corpos, poderá ser requerido o divórcio.

    Atenciosamente, Dra. Renata

    ResponderExcluir
  16. Prezado recém formado de MG,é cabível ação de indenização por danos morais e materiais, porém quanto ao pedido de liminar o deferimento vai depender das provas, elas devem ser incontestáveis, e isso me parece um pouco complicado.

    Eu pediria a liminar me baseando em falsificação grosseira, comparando as assinaturas.

    Ah, não esqueça de pedir a inversão do ônus da prova. Não sei se é o caso, mas algumas lojas possuem circuito interno de filmagem, peça que a mesma apresente a filmagem referente ao dia e horário da compra.

    Eu impetraria ação em face da loja Marisa, pois entendo que só é cabível em face do SPC e SERASA caso não seja enviado o comunicado da inclusão por ambos.

    Caso o SPC e o SERASA não tenha comunicado a inclusão, impetre em face deles também.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

    Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  17. Adiantamento de vendas no cartão de crédito - Pelo que entendi você quer o adiantamento das vendas no cartão de crédito para efetuar o pagamento do veículo e foi impedido devido a inclusão no SPC e no SERASA.
    Entendo que a alegação da gerente é incabível, pois não se trata de empréstimo e sim de adiantamento de vendas comprovadas. Para ser mais precisa seria necessário verificar o contrato com o banco do Brasil para averiguar o que diz quanto ao adiantamento.
    A gerente não pode usar como fato impeditivo, salvo previsão contratual (assunto este que pode ser discutido em esfera judicial),a inclusão no SPC e SERASA.
    Junte documentos que comprove o pedido de adiantamento e a sua negativa sob a alegação de inclusão no SPC e no SERASA.

    Diante dos dados fornecidos, acredito que seja um caso de ação de danos morais devido ao constrangimento.

    Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  18. sou professor do Estado do RJ e pedir em 2006 licença sem remuneração e fiquei por 2 anos sem movimentar a Conta Salario Aberta em meu nome para tal recebimento. Acontece que venho recebendo varios avisos de cobrança que chegam ate a R$4000,00, fui ao banco pedir maiores esclarecimentos e nao consegui nada. Fui informado inclusive que o meu nome iria para o cadastro SERASA e SPC.
    Estou retornando ao trabalho no Estado a partir de junho e tenho receio que confisquem o meu pagamento. O que devo fazer? Que medida judicial posso recorrer para me livrar desses encargos que tentam me impor.
    Por favor, me ajudem. Desde Ja agradeço

    Helio

    ResponderExcluir
  19. Dra Renata.
    tenho um cartao da IBI CARD,o qual fiz um pagto no valor de 1000,00, só q quando chegou o comprovante de pagto chegaram dois comprovantes um era do meu pgto e o outro eu nao reconheco, pois são do mesmo dia e data.logo entrei em contato com a empresa falando so o acontecido, eles suspeitaram de fraude cancelarao meu cartao e enviaram outro. nisso as faturas estvam chegando e eu apenas descontando o valor q eu realmente devia e deixando a nao reconhecida sem pagar, liguei pra eles, e eles pediu pra mandar copia do cartao. e dos meus documentos, junto com uma carta escrita a proprio punho,e pediram um tempo pra analisar o caso. ao passar do tempo retiraram a divida por um mes depois reencluiram denovo, ao ligar novamente, eles disseram q a analise tinha sido fechada e q realmente tinha sido constatado q eu q fiz o pagto, nisso abi um processo ao qual esta em andamento, e mesmo entando em andamento mandaram meu nome pro spc e serasa. abri novo processo por danos morais o qual tbm esta em andamento,consegui tbm uma liminar para a retirada do meu nome nos orgaos, pois estou participando de um concurso publico q ja esta na etapa final, mesmo com essa liminar deferida para a retirada do meu nome corro algum risco de perder o concurso? e se caso venha perder porisso oq devo fazer?
    obrigada

    ResponderExcluir
  20. Professor, eu aconselho, se possível, que você abra outra conta salário e aguarde que incluam o seu nome indevidamente no cadastro do SPC e SERASA e depois impetre ação de danos morais com pedido de antecipação de tutela para retirada indevida do nome do SPC e SERASA. Caso não seja possível abrir outra conta, impetre ação de dano moral com pedido de antecipação de tutela para a retirada imediata da cobrança indevida.

    Fique atento quanto aos documentos, junte o maior número possível de provas.

    A primeira hipótese me parece bem mais interessante.

    Atenciosamente, Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  21. CARTÃO IBI CARD- Você não corre nenhum risco, porém, caso venha ser questionada quanto a inclusão indevida no SPC e no SERASA, apresente cópia da liminar ao órgão no qual prestou concurso e exija o protocolo. Se mesmo assim você for prejudicada, impetre mandado de segurança para garantir seu direito líquido e certo.

    Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  22. Dr. Renata meu espozo vem recebendo ligações de uma empreza tercerizada que diz estar cobrando uma divida antiga da lozango, de mais ou menos 3000,00 acontece que meus espozo não fez essa divida que consta como compra da móveis, a "terceriazada", diz que a divida está em protesto no spc serasa e q2ue continua correndo juros, é possivel que uma divida que está em protesto continue correndo juros?
    e quanto a essa compra que não foi feita pelo meu marido essa cobrança indevida pode ser movida uma ação judicial? se sim contra quem a lozango, a tal loja de moveis ou essa tercerizada?

    ResponderExcluir
  23. Dra Renata
    Sou residente do Parana, eu efetuei o pagamento de uma fatura do hipercard no dia 07/02/09 no dia 09/02/09 meu nome foi foi incluso no SPC, Serasa e ACSP. No momento em que fui informada da inclusao enviei um e-mail pela pagina do hipercard informando que eu havia efetuado o pagamento e pedindo a eles que verificassem, retornaram meu e-mail informando que o pagamento nao constava no sistema pendindo para que eu enviasse o mesmo por fax, ou levasse em uma loja conveniada. Porem na cidade que estou residindo atualmente não existe nenhuma loja conveniada, e a mais proxima fica a 80km daqui. Enviei o comprovante 3x via fax em tres tonalidades diferentes eles alegaram que o mesmo saia em branco, as ligaçoes continuaram e eu pedi a uma pessoa que levasse o comprovante na loja na qual eu comprei, sendo entregue o comprovante la, novamente uma pessoa da empresa me ligou e eu informei que o comprovante havia sido entregue na loja em Maringa-PR a pessoa teve a audacia de me infomormar que a central estava localizada em PERNAMBUCO, que eu devia entregar o comprovante la. Entrei com uma açao judicial e eles tiraram meu nome do rol de inadimpletes noo dia 01/05,. Tenho audiencia marcada para dia 02/06 e no inicio dessa semana uma pessoa da empresa ligou e informou que gostaria de negociar, porem outras pessoas da empresa continuam me ligando e cobrando a divida, gostaria de saber se eu esperar a audiencia vou ter chance de ganhar a causa.

    ResponderExcluir
  24. Dra Renata menor de idade pode ter seu cpf incluso em orgãos de proteção ao crédito ou em protesto?
    Grata
    Bianca

    ResponderExcluir
  25. Banco Santander colocou meu nome no SPC, alegando uma divida contraida de R$ 173,00, ao tentar ver junto ao Banco o motivo não obtive êxito e sem alternativa entrei no Juizado de Pequenas Causas, pois não reconhecia tal divida e para minha surpresa na audiencia foi alegando que o Banco Reu assim como minha pessoa foram vitimas de falsario/estelionatario atraves de abertura de conta corrente, e tal Banco não apresentou nenhum documento comprovando esta abertura, sendo que jamais perdi meus documentos e não tenho nenhum BO registrado por qualquer motivo de perdas de documentos. Obvio que o Banco se defende que tambem foi vitima, e eu que fiquei no prejuizo com meu nome sujo na praça, adianto que nunca em tempo algum tive o menor problema de ordem ilicita no comercio ou em qualquer atividade executada por mim. Gostaria de um orientação.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Dra. Renata, tudo bem?

    Observando as perguntas e as respectivas respostas, tomo a liberdade de parabenizá-la pelo auxílio que vens direcionando às pessoas que necessitam de um amparo ou pelo menos uma orientação para que assim consigam enxergar a luz no fim do túnel.

    Que Deus lhe abençoe por este ato de caridade que vens praticando neste blog.

    Garanto que muitos outro advogados neste momento e negam a esclarecer uma simples pergunta. Diferentemente da Ilustre Causídica que pelo pouco que li hoje, dia 28/05/2009, tens muito boa vontade em responder tais questionamentos.

    Espero e torço para que em vosso trabalho sempre possas ter sucesso nas ações iniciadas e também nas contestadas.

    Tenhas um excelente final de semana que se aproxima.

    MATIAS - Lambari/Sul de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  27. Caso Losango - Primeiramente o seu esposo deve tirar o nada consta no SPC e no SERASA para verificar se há realmente inclusão indevida do nome dele. Caso o nome ainda não tenha sido incluso,aguarde a inclusão ou junte documentos que comprovem a cobrança indevida e impetre ação judicial.

    Trata-se de ação indenizatória por danos morais, com pedido de antecipação de tutela para retirada do nome dos cadastros do SPC e do SERASA, se for o caso, ou da cobrança indevida. Deve ser pedido também inversão do ônus da prova, para que a ré comprove que a compra foi feita pelo seu marido.
    A ação deve ser impetrada em face da losango.
    É importante lembrar que mesmo que o seu esposo tivesse efetuado esta compra e a dívida tivesse sido contraída a mais de 5 anos, essa cobrança seria ilegal, pois já teria prescrito o direito de cobrança.
    Dra. Renata

    ResponderExcluir
  28. Caso hipercard - Eu aconselho esperar a audiência, pois acho quase impossível que você não tenha êxito nesta ação, pois tendo o comprovante de pagamento e da inclusão indevida no SPC e no SERASA,fica comprovado o ato ilícito e consequentemente o dano moral.
    Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  29. Caso santander - Você não informa se já houve sentença ou se são apenas alegações da ré. Caso já tenha sentença e ainda estiver no prazo legal, cabe recurso.

    As alegações da ré precisam ser comprovadas para que tenham validade, não basta apenas alegar. Mesmo que ela comprovasse, não fica excluída da obrigação de retirada do seu nome do SPC e do SERASA e da indenização por danos morais, pois a vítima é você.

    Dra. Renata

    ResponderExcluir
  30. O menor não é pessoa capaz para contratar qualquer tipo de serviço, logo o contrato é nulo, pois contraria o código de defesa do consumidor e o estatuto da criança e do adolescente.Portanto, não pode ter seu nome incluso no SPC e no SERASA.

    Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  31. Matias, fico muito feliz em poder contribuir o mínimo que seja com a sociedade. Faço por amor ao próximo e a profissão.

    Muito obrigada pelo comentário. Que Deus lhe abençõe e ilumine também!

    Bom final de semana.

    Atenciosamente, Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber em quanto tempo um nome pode ser retirado do SPC/Cerasa caso a pessoa não tenha condição de pagá-la?
    desde já obrigada Adriana Lucia

    ResponderExcluir
  33. Bom dia! Abri uma conta corrente no Banco do Brasi, cujo ja faz 1 ano e nunca movimentei ela.Agora me ligaram para cobrar referente a taxas e encargos. Fui ao banco para ver isso, e o atendente me disse para negociar esse valor,no momento 330,00 reais e que devo pagar tudo.Eles ao menos nao deveriam ligar ao cliente informando isso antes.
    Gostaria de saber se tenho que pagar todo esse valor ou tenho algum otro meio..

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  34. Adriana Lucia,

    O nome poderá permanecer até 5 anos no SPC e no SERASA caso não haja pagamento da dívida.

    ResponderExcluir
  35. CONTA CORRENTE NO BANCO DO BRASIL - A cobrança é lícita! A melhor saída é tentar negociar o valor e efetuar o pagamento.

    ResponderExcluir
  36. Rodrigo Luis.
    Boa noite Dra.
    Gostaria de saber uma informação, a 6 anos solicite um emprestimo junto ao banco do brasil no valor de 2.500,00 so que antes de pagar a divida acabei ficando desempregado e não tive possibilidade de honrar a divida. No entanto, quando faltava apenas 6 meses para prescrever a divida surgio uma oportunidade de emprego que me impos a condição de que seria necessario eu regularizar esta divida para que eu podesse trabalhar. Procurei o banco e tentei uma negociação, mas o gerente do banco não aceitou a minha condição de reduzir o juros não dar entrada nesta novação e ainda determinou que eu fizesse um pagamento de 750,00 refente ao juros como entrada e recalculou a divida com uma taxa de 3,00% a.m. no entanto fiz como eles queriam e o meu cpf contiou no serasa por 20 dias e acabei perdendo a oportunidade no emprego. Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de cancelamento desta nova negociação desta divida e continuar com a primeira para que seja prescrita? ainda estou desempregado e estou tendo dificuldades em conseguir um novo emprego.
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  37. BOM DIA, DRª RENATA, DESDE 05 DE MAIO VENHO CONTESTANDO LANÇAMENTOS EM MINHA FATURA DO CARTÃO DE CREDITO, TENDO INCLUSIVE MANDANDO UM FAX NO DIA 06 DE MAIO PARA O ITAUCARD, QUERENDO RESOLVER A QUESTÃO, ALÉM DE GRAVAR TODAS AS CONVERSAS COM OS ANTENDENTES DO CALL CENTER DESTA ADMINISTRADORA. AGORA DIA 16 DE JUNHO, DEI ENTRADA NO TRIBUNAL DE PEQUENAS CAUSAS PEDINDO REVISÃO DO CONTRATO E RECALCULO DA DÍVIDA COM BASE NO CDC. A AUDIÊNCIA É PARA AGOSTO DE 2010, HOJE, 24 DE JUNHO RECEBI UMA CARTA DE AVISO DO SPC SOBRE ESTA DÍVIDA. MINHA PERGUNTA É: POSSO LEVAR AO SPC DA MINHA CIDADE O Nº DO PROCESSO QUE JÁ ESTA CORRENDO NA JUSTIÇA, JUNTO COM A CÓPIA DO PROTOCOLO E O RESUMO DA PETIÇÃO INICIAL? PARA QUE O MEU NOME NÃO SEJA INCLUÍDO OU SEJA RETIRADO ATÉ O PROCESSO SER JULGADO?
    FICO MUITO GRATA, AGRADECIDA PELA RESPOSTA! MEU EMAIL É MAMXFREITAS@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  38. Dra Renata, em dezembro/2008 perdi a CNH, fiz ocorrência. Em maio 2009 uma loja ligou questionando se eu não pagaria a TV que havia comprado. Fui a loja e informei que nunca comprei nada lá. A esta altura meu nome já estava no Serasa e SPC sem eu ter sido comunicado previamente.
    Todo esse transtorno foi 3 dias antes do meu casamento, sendo que eu tinha uma entrevista de emprego nessa mesma semana, (e apesar de ser proibido discriminar candidato que tenha restrição, na prática, muitas empresas fazem isso, só sei que não fui chamado para entrevista depois que apresentei cópia dos documentos...)
    A loja comprometeu-se a retirar o nome dele do SPC/Serasa em 5 dias, mas já se passaram 15 dias e nada fizeram, sendo que por estar recém casado e com a esposa grávida, dirigi-me a lojas para comprar coisas a crédito (para casa e para o bebe), no qual fui impedido pelo fato da restrição permanecer em meu nome. Devo entrar com uma ação contra a loja somente, ou posso entrar contra o SPC e o Serasa? É um órgão só? Como descubro o endereço se eu puder entrar contra eles? Obrigado!

    ResponderExcluir
  39. Dra. Renata, o Banco do Brasil pode impedir uma abertura de conta corrente com o argumento de que o nome da pessoa esta no SPC ou SERASA?

    ResponderExcluir
  40. Bom Dia,Dra,Renata,poderia me orientar.pois não sei como agir foi enviado um comunicado a minha mãe,que teria que pagar um valor,que ja tinha sido pago e com antecedencia,senão seu nome iria pro serasa,isso em agosto de 2008.não demos importancia mas começaram a chegar varios avisos e multas em valores altos,quando constatamos que ao fazer uma compra em nome de minha mãe de 74 anos,seu cpf estava em suspenso por causa desse tal valor que ja tinha sido pago e eles alegam que não ,como devemos agir pois minha mãe sempre foi correta e temos todas as contas da operadora pagas,por favor nos esclareça,meu email é laisecavalcanti@hotmail.com desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Minha esposa posuia uma dívida, fez uma negociação, já está pagando porém teve seu nome inscrito no SERASA, onde já retirou o extrato comprovando a inclusão. Ela pode requerer a retirada do seu nome do SERASA e após ingressar com a ação judicial por danos morais? uma vez que já possui o comprovante da inscrição devida. Ou deve esperar com o nome no cadastro do SERASA?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  42. BOA TARDE

    Á UNS 04 MESES ATRÁS DESCOBRI QUE UM DOS MEUS CELULARES, QUE TINHA O PLANO CONTROLE DE R$34,00, TINHA SIDO CANCELADO OS SERVIÇOS, MAIS MESMO ASSIM AS FATURAS CONTINUAVAM VINDO, E EU NÃO TINHA SOLICITADO CANCELAMENTO DO MESMO, LIGUEI VÁRIAS VEZES NO ATENDIMENTO DA VIVO, NÃO OBTIVE SUCESSO, FUI ATÉ UMA LOJA DA VIVO, FIZ A RECLAMAÇÃO, ELE ME DISSE QUE REALMENTE NÃO HAVIA NENHUM PEDIDO DE CANCELAMENTO, E QUE NÃO SABIA O QUE HAVIA ACONTECIDO, TIVE QUE ADERIR AO PLANO NOVAMENTE, DEPOIS ELA ME AVISOU QUE VIRIA UMA COBRANÇA NO VALOR DE 154,00 , MAIS QUE ERA PARA EU DESCONSIDERAR E LIGAR NO ATENDIMENTO E PEDIR A IMPUGNAÇÃO DESTA COBRANÇA, FIZ ISTO, PEGUEI O NÚMERO DO PROTOCOLO, E ADIVINHE SÓ , NO MÊS DE JUNHO VEIO UMA CARTA DO SPC/SERASA DIZENDO QUE EM 10 DIAS MEU NOME ESTARIA INCLUSO NOS ÓRGAOS, O QUE EU FAÇO COM ESTA COBRANÇA INDEVIDA, E MEU NOME SENDO INCLUSO NO SPC INDEVIDAMENTE?

    AGRADEÇO A ATENÇÃO

    SIDNEI

    sidnei.hercules@ig.com.br

    ResponderExcluir
  43. Dra. Renata

    No mês de Dezembro de 2008 eu tive problemas financeiros e não pude pagar a minha fatura do IBI CARD, não o fiz novamente no mês de Janeiro de 2009, porém, participei de uma seleção para um determinado banco e uma das etapas é verificar se o nome do candidato consta na base de inadimplentes (SPC/SERASA entre outros), e quando pediram o meu CPF para realizar tal consulta foi constatado que o meu nome estava negativado... fui orientada pelo gerente a regularizar tal pendência e retornar para dar entrada no processo de admissão, assim fiz. Entrei em contato com a central de atendimento da IBI fiz a negociação no dia 29/01/09 em Entrada + 02 parcelas iguais mensais e o 1º boleto tinha vencimento dia 02/02/09... no dia 31/01/09 efetuei o primeiro pagamento. O 2º boleto tinha vencimento no dia 02/03/09 e o 3º boleto tinha vencimento no dia 02/04/09 efetuei todos os pagamentos em dia. Porém, ontem um colega de trabalho consultando o meu CPF na base de dados de inadimplentes (SPC/SERASA e outros) constatou que o meu nome encontra-se negativado desde o mês 12/2008 em virtude deste débito. O que devo fazer?

    Grata,

    Eliete Silva

    ResponderExcluir
  44. Dra. Renata me ajude, necessito de advogado pra entrar nas pequenas causas ou posso fazer issomsozinha? esse é o meu caso.. me ajude!!!!
    Dia 07 de julho de 2009, eu Amanda fui à loja Marisa acompanhada do meu marido Samuel e de um casal de amigos Rita e Gustavo. Escolhemos algumas roupas e quando fui ao caixa , a caixa operadora passou o meu cartão e solicitou que eu me encaminha-se até o crediário, quando falei com a moça do crediário ela me informou para minha surpresa que não seria possível efetuar compras naquela loja pois eu estava no SPC, informei que não seria possível pois todas as minhas contas estão em dia e a moça que estava no balcão virou a tela do monitor informando novamente de forma ríspida que eu estava no SPC, me senti muito constrangida, pois havia muitas pessoas no crediário, tive que devolver no caixa as roupas que havia escolhido, e todos ficaram olhando, me senti humilhada.
    Solicitei que um familiar que trabalha em uma loja de moveis que verifica-se se realmente meu CPF constava como no SPC, e para minha surpresa mostrava que era devido a um debito com a BrasilTelecom, então liguei para a Brasiltelecom para verificar oque havia ocorrido, pois não tenho nada da Brasiltelecom ,no dia 08/07/2009 o Operador Cláudio Helio me informou que eu estava com debito com a Brasil telecom devido a uma linha telefônica residencial mais serviços de internet que isso foi contratado em 06/12/2007 e que essa linha estava cadastrada em um endereço em Farroupilha RS e que ela foi suspensa por falta de pagamento o valor em aberto é de R$ 544,45, informei que não tinha conhecimento de linha nenhuma que nuca solicitei nenhum serviço junto a Brasil telecom que sempre morei em viamão e não conheço ninguém em Farroupilhas, o atendente disse que iria encaminhar meu caso para a ouvidoria e que em 15 dias eles ligariam pra mim para dizer oque averiguaram.
    Senti-me humilhada, roubada e ofendida, pois alem da vergonha de ir comprar e ser impossibilitada na frente de varias pessoas, estou com meu nome sujo, não tenho credito em lugar algum, e não me foi passado nenhuma segurança referente à resolução do meu caso pela Brasiltelecom. No dia 09/07/2009 fui até o SPC e retirei uma certidão negativa do meu CPF onde consta que estou no SPC dês de fevereiro de 2009. Fui nesse mesmo dia a o PROCON e lá fui orientada a entrar no pequenas causas, pois meu nome foi utilizado de forma ilegal .
    E por meio desse relato solicito auxilio pois fui humilhada, e estou sendo prejudicada em todos os sentidos pois alem de ser privada de ter credito, meu nome o bem mais importante que tenho esta sujo, perdi minha paz, minha tranqüilidade, me encontro atualmente na preocupação de obter justiça , pois passei por grande constrangimento e me encontro impossibilitada de utiliza meu nome para efetuar compras e obter credito.

    ResponderExcluir
  45. Dra Renata,
    Gostaria de saber prestadora de serviço oi,embratel, net podem incluir o nome no spc e serasa?
    desde já,
    Obrigada,
    Roberta

    ResponderExcluir
  46. Prezada Dra. Renata
    Tive meu nome incluso do SCPC E SERASA sem ao menos ter comprado na tal loja.
    Eu estava passando com minha filha em frente à uma loja em Araraquara quando todas as vendedoras da loja ficavam na porta chamando quem passasse na rua pra tomar um cafézinho e abrir uma conta.
    Eu gosto muito de café e entrei na loj, já minha filha achou ruim porque estava em horário de almoço e tinha de voltar trabalhar. As vendedoras só faltaram enfiar a mão na minha bolsa pra pegar meud documentos, disseram que ia abrir uma ficha pra mim e que depois eu poderia comprar outro dia quando eu estivesse com mais tempo.Passados alguns minutos vieram com um caderno na mão dizendo que eu devia R$450,00 desde 1991, sendo que eu nunca nem tive conta na tal loja.
    Começaram então ligar na minha casa, ameaçando, se caso eu não pagasse os tais R$450,00 colocariam meu nome no SCPC E NO SERASA, isto desde abril quando eu abri a tal conta, mas não comprei absolutamente nada.
    Realmente colocaram meu nome no órgãos de Proteção ao crédito porque eu passei a maior vergonha ao dar um cheque em um varejão de verduras onde eu sempre comprei, e o rapaz disse que não poderia pegar pois meu nome estava no SCPC. Ao averiguar eu descobri que era a loja do cafezinho que havia feito isso. E agora, como devo proceder.

    Atenciosamente
    Lúcia Bruno

    ResponderExcluir
  47. Rodrigo Luis, a prescrição é contada à partir da dívida e não de sua negociação. No caso em questão, você ainda pode impetrar com ação de danos morais, sob a alegação de que negociou e estava efetuando o pagamento corretamente e seu nome não foi retirado dos cadastros do SPC e do SERASA, fazendo com que perdesse a oportunidade de emprego (tudo devidamente comprovado através de documentos).

    ResponderExcluir
  48. CASO ITAUCARD - retire o nada consta no SPC e no SERASA e se o seu nome estiver incluído nos cadastros dos respectivos órgãos, junte ao processo com a Emenda da inicial, nesta constando o pedido de antecipação de tutela, pedindo que seu nome seja retirado imediatamente para que não venha ocasionar dano irreparável.

    ResponderExcluir
  49. Recém casado - Você pode impetrar ação de danos morais em face da loja, e se quiser em face do SPC e do SERASA também, pois o dever desses órgãos é de comunicar a inclusão em seus cadastros. Na inicial peça antecipação de tutela para que seu nome seja retirado imediatamente dos cadastros do SPC e do SERASA, juntando cópia da ocorrência e o nada consta dos respectivos órgãos. Não são o mesmo órgão e o endereço pode ser encontrado no google.

    ResponderExcluir
  50. Andre Silva, o argumento do banco é lícito, a inclusão no SPC e no SERASA pode ser fato impeditivo se o banco assim exigir.

    ResponderExcluir
  51. Laise - Se sua mãe tem todos os comprovantes de pagamento, não há o que temer. Neste caso, ela pode impetrar ação de danos morais, com pedido de antecipação de tutela para retirada imediata do nome dos cadastros do SPC e do SERASA, juntando aos autos o nada consta desses órgãos e o comprovante de pagamento do valor cobrado indevidamente.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo 7 de julho - A retirada imediata dos cadastros do SPC e do SERASA pode ser requerida junto com a ação de danos morais, através do pedido de antecipação de tutela, juntando aos autos o comprovante de pagamento e o comprovante de inclusão nos cadastros do SPC e do SERASA.

    ResponderExcluir
  53. SIDNEI, retire o nada consta no SPC e no SERASA e impetre ação judicial por danos morais, pedindo antecipação de tutela para retirada imediata do seu nome dos respectivos órgãos.

    ResponderExcluir
  54. Dra.Renata
    em 2003 pedi uma linha de telefone,mais fiquei desempregada e nao paguei.ja fazem mais de cinco anos e o meu nome ainda esta no spc porque a brasil telecom passou essa divida para uma outra empresa e essa empresa negativo meu nome mais essa empresa nunca me ligou para um acordo.por fazer mais de cinco anos eles ainda podem deixar meu nome no spc e agora o q devo fazer.

    ResponderExcluir
  55. Dra. Renata.Tenho uma duvida:Tenho meu nome negativado por cobrança indevida feita pela Brasil Telecom e além disso não foi feita notificaçao da negativação.Contra quem devo entrar com uma ação,SPC ou Brasil Telecom?
    Mto obrigado...

    ResponderExcluir
  56. Boa Noite, Drª Renata, eu estava com a fatura do cartão Submarino aura, de responsablidade da CETELEM, em atraso, quando a atendente da empresa responsavel pela negociação do pagamento falou p que eu enviasse um cheque com um valor acordado, que podia ser datado ate 31 de julho,por sedex, urgentemente, para evitar maiores problemas. Assim eu fiz: fui rapidamente a uma agencia dos correios, em 16/07, paguei 38,30 pelo envio do cheque por SEDEX, no valor de 500,00 com data p 30/07, e p a minha surpresa, recebi um comunicado DE INCLUSAO do MEU NOME NO SPC COM DATA DE 17/07. A minha fatura estava vencida desde 15/06. Quando liguei para saber o que havia ocorrido, a pessoa que atendeu me disse que estava correto, que meu nome só sairia do SPC depois da compensação do cheque. questonei, então o por quê do envio do cheque, se não ia impedir a negativação do meu nome, único objetivo da negociação. Pedi então, p que eu pudesse sustar o meu cheque p fazer um parcelamento da dívida total e eu pagaria o valor da entrada imediatamente fazendo uma transferência bancária, para a minha suspresa, a mesma pessoa me falou que não havia condições de cancelar o cheque e que eu só ia poder negociar a minha dívida depois que o cheque fosse compensado, no caso, da 30/07. Falei que não havia necessidades de eu pagar mais juros se eu já estava em condições de pagar uma parte da dívida de imediato. À partir daí ela desligou o telefone na minha cara e quando liguei outras vezes p ver se obtinha sucesso com outras atendentes, uma delas falou que já haviam falado que nao tinha como negociar nada, que eu ja tinha ligado várias vezes e que não iam fazer acordo nenhum pra mim, me tratando com grosserias mesmo. Aí respondi tb grosseiramente e desliguei o telefone, a última que me atendeu então, que foi a mais grosseira, ficou ligando insistentemente p o meu celular p me falar grosserias, eu atendi a primeira vez , disse que ela nao me ligasse que eu nao iria atender, ela continuou ligando e como eu nao atendi deixou mensagens de voz dizendo desaforos. Gostaria de saber, primeiramente, se a empresa, mesmo havendo efetivado uma negociação e estando com um cheque meu em seu poder relativo ao pagamento, poderia negativar meu nome e, como devo proceder com relação Às grosserias e humilhações a que fui submetida pela funcionária da empresa de cobrança, a CETELEM SA. Agradeço imensamente a orientação.

    ResponderExcluir
  57. dra eu sou de menor e menti minha idade e o cpf durante uma venda no site mercado livre mas não vendi nada e fiz a burrice de passa meu telefone e eles tão querendo que eu pague uma taxa de anuncio e eles falam que se eu não paga em 10 dias meu nome vai pro spc e seraza se eu não paga pode me acontecer alguma coisa ja que so menor de idade e eles não sabem meu Cpf por que não tenho como posso resolve issu e eles tão ligando pra minha casa

    ResponderExcluir
  58. Dr. Renata eu adiquiri um celular da operadora claro no plano controle 35 min, com fidelização de 6 meses e pelo sitema pula pula das faturas durante 12 meses. Acontece que no dia posterio da aquisição a funcionária da loja me ligou informando que ela tinha se enganado nas condições do plano do celular,o prazo de fidelização na verdade seria de 12 meses, o sistema pula pula das faturas teria apenas a duração de 6 meses. Assim, nestas condições, eu não me interessei pela aquisição do aparelho e manifestei meu pedido de desistência da aquisição do aparelho. A funcionária me informou que tudo bem e no dia seguinte devolvi o aparelho celular. Ocorre que operadora vem me enviado as contas do celular, mesmo eu não realizando as ligações, e por fim no segundo mês ela incluiu meu nome no SPC. Como devo proceder???

    ResponderExcluir
  59. Olá Dra. Renata!
    Tenho 20 anos, sou estudante.
    Estou em débito com um provedor de internet e gostaria de saber se poderia me orientar.
    Tenho duas dúvidas.
    A primeira delas é: Posso cancelar o provedor mesmo tendo esta pendencia?
    A cada mês minha dívida se acumula e eles não querem parcelar em valores mensais iguais. Solicitam que eu pague uma porcentagem do total, e no mês seguinte ligue parcelando novamente. Desta forma não posso pagar por agora.
    Quando contratei os serviços deste provedor (por telefone) era menor de idade (16 anos) e tinha apenas meu RG em mãos.
    Queria saber se eles podem negativar meu nome?
    Li em uma de suas respostas:
    -"O menor não é pessoa capaz para contratar qualquer tipo de serviço, logo o contrato é nulo,(...)"
    Isto se aplicaria ao meu caso, tendo em vista que hoje já sou de maior?
    Só esclarecendo que não quero fugir de minhas obrigações. Vou pagar minha dívida.
    mas me encontro naquela situação de:
    "devo não nego, pago quando puder" :]

    desde já agradeço a atenção
    AMNS

    ResponderExcluir
  60. Dr. Renata compraram em meu nome No Estado de São Paulo em duas lojas,e num fui São Paulo, meu nome tá no serasa e spc, o que devo fazer

    ResponderExcluir
  61. Dra.Renata
    sou Cristina e...
    no meu caso aconteceu o seguinte...
    tem um site www.inteligweb.com.br onde se da para conectar a internet acomular horas ( que se invertem em pis para fazer comprar pela net), só que pra issu temos que nos cadastrar no site e conectar uma linha, entao para acumular mts minutos eu decidi comprar 5 linhas da empresa OI... entaum fiz o cadastro e automaticamente o site da intelig marcava cada minuto de conexao das minhas linhas ( o plano de cada linha que comprei éra de 800 minutos no valor de 57,00 reais cada linha, entaum o total para pagar no final do mes sem ultrapassar os minutos seria de + ou - 285,00 reais)... como decidimos nos mudar para outro estado cancelamos as linhas em um mes, uns 10 dias depois chegou as contas das linhas e só uma veio o valor certo de 57,00 reais as outras veio td acima de 100,00 reais , dando o total de 848,28 reais!!! quando liguei pra OI o que eles me disseram foi k no sistema deles consta k ultrapassei os minutos ( o k é impossivel, porque só conectava as linhas a noite " horario mais barato" e mts vezes as linhas nem conectavam) a minha sorte é k fiz o cadastro nesse site da inteligweb pois ele marcou cada minuto de conexao!!! e la prova que naum ultrapassei de 600 minutos somandu as 5 linhas !!!
    mais o que quero saber é se tirandu cópias desse site da intelig web séra o suficiente para provar e naum ter meu nome no spc!! mt obrigada pela atençao!!!

    ResponderExcluir
  62. Dra. Renata - renegociei uma dívida com os cartões Bradesco e quitei-a em 03/07/09. Há 1 semana atrás, recebi uma carta do spc e do serasa, que me informava que estavam sujando meu nome pois acusaram o não pagamento das duas últimas parcelas, entrei em ctto com a empresa enviando via fax os comprovantes e eles irão verificar se encontram o pagamento, mesmo que eles encontrem o pagamento e retirem meu nome do spe e do serasa, posso entrar com uma ação? Mesmo tendo o nome sujo com outra empresa?

    ResponderExcluir
  63. dra renata sou revendedora avon faço pedidos de produtos via internet atraves de uma senha pessoal, recebi uma ligaçao do setor de cobranças me informando q tenho uma fatuura em aberto, como fazia algum tempo q nao fazia pedidos simplesmente ignorei a cobranças tempos depois ligam novamente informando que meu nome ja estava no Spc, entrei emcontato com a executiva e ela confirmou q ela tinha feito um pedido em meu nome sem me comunicar o q nao seria a primeira vez , mesmo eu tendo reclamdao ela repetiu a açao e desta vez meu nome sendo sujo.segundo ela ocorreu um problema mas ela ia resolver. Gostaria d saber como devo agir quais os orgaos devo procura pois gostaria de entrar na justiça.
    obrigada
    yanara

    ResponderExcluir
  64. Dra Renata, boa noite!

    Tive meu nome incluso indevidamente no órgão de proteção ao consumidor (SERASA), por uma universidade, referente a um boleto pago no mês 02/09, no entanto por falta de controle da mesma, fui ameaçado através de uma carta quanto a inclusão no SERASA. Como forma de evitar o constragimento fui até a faculdade tentar solucionar o problema, aonde foi constatado o pgto e cobrança indevida. Porém para minha surpresa meu nome hoje encontra-se negativado. Mediante ao exposto, posso entrar com processo diante a instituição? E pelo seu conhecimento, qual é a probabilidade de causa ganha?

    Att,
    __________
    Danillo _DF.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Dra.
    Meu nome é Daniel Aguirre e sou de Porto Alegre/RS. Eu tinha um cartão de crédito do banco Bradesco e eu o utilizava até que fiquei desempregado e não consegui quitar as dívidas do cartão. Então o banco incluiu meu nome no SPC E SERASA dvidamente. Então qndo tive condições, negociei meu debito e quitei. Mas agora o banco mandou uma carta dizendo que eu não paguei a última parcela do parcelamento. E o pior é que minha esposa jogou fora a carta. Gostaria de saber como deve agir, que órgão devo procurar, o que fazer. Não sei se posso pedir indenização, pois estou com nome no SPC e SERASA por outra empresa também, só que está colocou devidamente. Aguardo sua resposta.
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  66. Bom dia Dr. Renata, sou recem formado e tive a minha primeira ação para retirar o nome do meu cliente do SPC e obtive exito. Como devo proceder para levantar os honorarios sucumbencias?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite Dra. Renata, sou recem formado e atuei em uma causa civel para retirar o nome do meu cliente do SPC e do SERASA obtive exito em minha demanda e quero, por favor, saber como devo proceder para levantar meus honorarios de sucumbência.
    desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  68. Bom Dia Dra. Renata.! Olha... Eu abri uma conta corrente no banco em 2007, eu era menor de idade nessa epoca, o pessoal da agência abriu a conta pra mim e não pediu assinatura nenhuma dos meus pais ou representante!! Foi correto isso?? Depois de 1 ano e meio mais ou menos chegou em minha casa uma carta do banco dizendo que eu estou com um débito altissimo por não ter movimentado a conta..!! Eles disseram que meu nome iria até para o SPC e SERAZA, inclusive ja chegou até uma carta do SPC na minha casa!! Eu quero recorrer a justiça, alegando ter aberto a conta sendo ainda menor de idade... será que eu tenho chance??
    Gostaria que a senhora me orientasse..!! Por Favor... desde já agradeço..!!

    Att: Isa

    ResponderExcluir
  69. Ola.. fui colocado no spc e serasa por uma conta salario que utilizei alguns meses ...coloquei processo contra danos morais e foi ganho
    So porque meu nome esta negativado no spc e serasa ainda
    Qual o procedimento que deve tomar?
    Deve pagar a conta que tem no banco?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  70. Fui colocado no spc e serasa coloquei processo contra danos morais..
    O Advogado do banco me ligou e pediu uma quantia x para que ele liberasse o dinheiro que estava penhorado..
    Qual a providencia que devo tomar??

    ResponderExcluir
  71. Bom dia Dra. Renata, tive um título protestado em janeiro de 2009, sendo que o ano do documento é 1999. A empresa colocou meu cpf no SERASA, cabe antecipação de tutela e danos morais e materiais, sendo que por causa do protesto meu banco cancelou todos os meus limites de crédito? Em caso positivo, gostaria que a senhora me enviasse,se possível, um modelo de petição

    ResponderExcluir
  72. Recebi uma carta do Serasa pedindo para que quitasse uma dívida com um fornecedor..Liguei para o fornecedor e pedi o comprovante de recebimento da mercadoria, ao receber o comprovante vi que não era a assinatura de nenhum os funcionário da empresa. Como o Seras dá 10 dias para a resolução do problema a partir da postagem que havia sido no dia 03/08 eu paguei a conta dia 07/08 mesmo sem ter recebido o dito comprovante... O que deve fazer, cabe apenas a solicitação de extorno do pagamento ou devo tomar outras medidas. A atendente da empresa fornecedora deu a entender que eu não deveria ter pago a dívida e que teria que resolver com a empresa o que poderia fazer pela minha empresa.

    ResponderExcluir
  73. DRA.RENATA, INICIALMENTE QUERO CUMPRIMENTA-LA PELA US PAGINA NA INTERNET E POR SEU BRILHANTE TRABALHO NA ÁREA JURÍDICA. SOU RADIALISTA APOSENTADO PELO INSS, POSSUO 58 ANOS DE IDADE E POSSUO TAMBÉM UM PROBLEMA CARDÍADO QUE DEU ORIGEM A MINHA APOSENTADORIA. TALVEZ MEU CASO SEJA UM POUCO RARO. RECEBO MINHA APOSENTADORIA POR UM BANCO NHÁ VÁRIOS ANOS. DURANTE TODO ESSE TEMPO SEMPRE FUI BEM SERVIDO PELO BANCO, INCLUSIVE, COM A RENEGOCIAÇÃO DE UMA DIVIDA E OUTROS EMPRESTIMOS. MINHA APOSENTADORIA É CREDITADA EM CONTA CORRENTE. PORÉM, NOS ULTIMOS QUATREO MESES NÃO TENHPO RECEBIDO QUASE NADA DE MINHA APOSENTADORIA, POIS O BANCO PEGA A MESMA PARA O PAGAMENTO DE DÍVIDAS. ESTOU COM O ALUGUEL DE MINHA CASA, LUZ E ÁGUA EM ATRASO E NO MEU MAIS RECENTE PAGAMENTO NÃO TIVE NEM CONDIÇÃO DE COMPRAR ALIMENTOS E MEDICAMENTOS. O BANCO ME PEDIU PARA RENEGOCIAR A DIVIDA POIUS SE EU ASSIM NÃO PROCEDESSE NOS PRÓXIMOS TRES MESES NÃO TERIA SALÁRIO PARA RECEBER. FUI AO BANCO E RENEGOCIEI A DIVIDA DE MAIS DE QUINHENTOS REAIS PARA PAGAMENTO EM TRINTA E SEIS MESES. REALIZEI A RENEGOCIAÇÃO SÓ PARA PDER RECEBER ALGUM DINHEIRO PARA O MEU SUSTENTO E O DE MINHA FAMÍLIA MAS SEI QUE NÃO PODERIA CUMPRIR O ACORDO QUE FIZ POIS ATÉ ALIMENTAÇÃO IRIA ME FALTAR. EM UM ATO DE DESESPERO FUI AO INSS E SOLICITEI PARA RECEBER MEU PAGAMENTO POR UM OUTRO BANCO ONDE PASSAREIA RECEBER MINHA APOSENTADORIA COM SEU VALOR INTEGRAL E SEM DESCONTOS. FIQUEI DEVENDO PARA O ANTIGO BANCO, ALGUMAS PRESTAÇÕES DE EMPRESTIMOS, POUCA COISA DE SALDO DE CARTÃO DE CREDITO E A ANTECIPAÇÃO DO DECIMO TERCEIRO SALARIO QUE O BANCO HAVIA ME ANTECIPADO. FIQUEI ENVERGONHADO DE AGIR DESTA FORMA POIS NÃO SOU ESSE TIPO DE PESSOA E SEI QUE MINHA OBRIGAÇÃO É PAGAR O BANCO. é O QUE QUERO FAZER MAS SEM AFETAR AS MINHAS NECESSIDADES BASICAS. ESTOU PENSANDO EM CONSTITUIR UM ADVOGADO E VER DE QUE MANEIRA PODEREI SOLUCIONAR ESTE CASO. ESTOU PREOCUPADO E MINHA PERGUNTA PARA SENHORA É: O QUE PODERÁ ME ACONTECER? GRATO PELA SUA ATENÇÃO. SE POSSÍVEL, GOSTARIA DE RECEBER RESPOSTA VIA INTERNET. DEUS LHE ABENÇOE. roberto.mereb@hotmail.com - roberto.mereb@yahoo.com

    ResponderExcluir
  74. Dra. Renata, boa tarde!
    Eu sou cliente da OI(operadora de celular), só que a algum tempo venho recebendo faturas com o número diferente do meu, até paguei algumas por não observar que não era meu número, só que a pessoa que utiliza esse número continuou pagando. Abri reclamações por telefone e eles nunca cancelaram esse número. Esta semana recebi um telefonema da OI dizendo que incluiram meu nome no SPC por falta de pagamento de uma conta no valor de R$180,00. O número que reconheço como meu esta com todas as faturas pagas. Gostaria de saber se posso entrar com uma ação de danos morais e cobrança indevida e qual valor devo pedir como indenização? Não tenho contrato assinado com esse número no qual fazem as cobranças e sim o contrato com o número que contratei. Tenho as contas pagas por engano. Eu mesma posso fazer minha petição e entrar no juizado especial?

    ResponderExcluir
  75. Dra Renata,
    o meu banco colocou meu nome no serasa, por uma despesas X com cartão de crédito. So que o que acontece é que eu nao tenho cartão de crédito.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  76. DRa, chegou uma cobrança pra mim de um banco chamado ibi, de um cartão de crédito, só que eu nunca peguei nenhum cartão de crédito e nunca fiz nenhum saque com esse cartão, eu liguei pra saber o que tava acontecendo e descobri que os dados que constam lá são meus, só que eu nunca fiz nada disso, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  77. Olá bom Dia Dr. Me chamo Eduardo Pessoa tenho 33 anos casado eu faço parte de uma igreja evangélica a 8 anos e a 6 administro para o pastor o setor de finanças e patrimônio... Mais esta Igreja já existe a mais de 35.. isso quer dizer que a pessoas mais antigas por lá.. ouve uma problema com o segundo dirigente da igreja e ele foi tirado da função pelo Pastor logo a família dele que é antiga na Igreja não aceitou e começou a procurar possíveis culpados.. foi quando então eu estava no pátio da igreja logo na saída da reunião onde tinha mais ou menos 120 pessoas e logo na saída fui abordado por uma das irmãs dele que colocou o dedo em meu rosto e me chamou de safado sem vergonha alegando que eu tivesse alguma coisa a ver com os boatos relacionados a o irmão dela, e todos que saiam da igreja viram e ouviram os gritos dela gostaria de saber se cabe danos morais e como devo proceder tipo quanto tempo tenho para dar entrada e como fazer..
    Desde já agradeço...
    Att. Eduardo Pessoa

    ResponderExcluir
  78. Bom Dia Dra Renata!!!!Eu tinha conta regularizada no Banco Real e mantinha sempre en ordem.No ano passado, mandaram meu nome no serasa indevidamente por causa de uma fatura de cartao de credito que, mesmo paga, eles alegaram ter sido erro de sistema.Entrei com uma acao indenizatoria contra o banco, no caso esta correndo no momento.Só que tive uns problemas financeiros atual, e meu nome atualmente esta negativado no spc serasa.Minha pergunta é, essas restricoes atuais prejudicarao o andamento desse processo???Porque , quando meu nome estava limpo, fui comprau em uma loja, e nao pude por causa do banco real, no caso anexei no processo como danos morais.

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde, Dra. Renata,

    Possuo uma dívida com a Embratel, que com o prazo de 5 anos foi retirado o meu nome do SPC e SERASA.
    Há três meses venho recebendo boletos com renegociações de dívidas, que não solicitei.
    Na última semana recebi cartas destes órgãos que meu nome seria incluído por estas renegociações, que não solicitei a Embratel.
    Ontem, após uma consulta, vi que meu nome realmente foi incluso. Ao tentar entrar em contato com a Embratel, além do mau atendimento, como de costume, fui informada de que teria pedido a renegociação via chat no site da empresa.
    Não fiz isto e não assinei nenhum documento solicitando o mesmo.Como devo proceder?
    Obrigada,
    Luciana

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde Dr. tenho um finançiamento as parçelas estao pagas tenho comprovantes mas meu nome foi colocado no spc hoji me ligarao me ameaçando de me prender

    ResponderExcluir
  81. Dra. Renata,

    Tenho uma dúvida...estou com uma pendencia na Brasil Telecon (com servico de telefonia fixa e internet) e devido a condicoes financeiras desfavoráveis, quero cancelar estes servicos. Posso solicitar o cancelamento mesmo com a pendencia? Por q segundo a BRT, o cancelamento dos serbvicos so popde ocorrer com a regularizacao da pendencia...Isto é correto?

    Grata pela atencao

    ResponderExcluir
  82. Colocaram meu Nome no SPC, em face de uma divida por conta de cartão de crédito, ocorre que eu nao tenho cartão de crédito deste banco que me colocou no spc. O que devo fazer? Posso entrar com alguma ação contra eles?

    ResponderExcluir
  83. Boa Noite Renata

    Tenho uma loja de automoveis junto com o meu irmao,ele tem os 90% e eu 10%.Oque acontece meu irmao fez um emprestimo no banco a 1 ano atras pelo cnpj da loja e nao pagou,e so o meu nome foi para o SPC oque devo fazer,quero muito pagar esse emprestimo,marquei com o advogado do banco nessa quarta,eles podem colocar meu nome ao spc?

    ResponderExcluir
  84. Dra. Renata,
    Adquiri um apartamento através do consórcio do Banco Real, e solicitei que as respectivas parcelas fossem descontadas por débito automático da minha conta bancária, do próprio Banco Real.
    Mas infelizmente, o Banco não está me dando retorno que eu esperava, ou seja, a tranquilidade de não precisar me preocupar em pagar as parcelas até o vencimento das mesmas.
    Isto, porque, além de não estar debitando corretamente os valores na minha conta bancária, ainda colocou o meu nome no SERASA (ainda não consultei o SPC).
    Detalhe: após receber uma carta do Depto. Jurídico do Banco Real e várias cobranças através de contato telefônico, comuniquei todas as vezes que bastava o Banco descontar a importância complementar da minha conta. Afinal de contas, eu dei autorização para descontarem as parcelas da minha conta.
    A alegação foi de que eu não tinha crédito na minha conta. Como não? Se além da minha conta ser especial, eu tinha mais que o triplo do valor correspondente.
    Conclusão: Vou me casar em dezembro deste ano; estou com o nome "sujo", ou seja, não posso fazer nenhuma compra com o cartão de crédito; e estou completamente perturbado com esta situação.
    Que tipo de ação cabe a esta situação? O que devo fazer, Dra.?

    ResponderExcluir
  85. Olá Dra.Renata...há uns meses atras fiz renegociação com meu banco, de duas parcelas, que paguei todas, porem esses dias fui em uma concessionaria comprar um carro, e veio a resposta que não poderia retirar porque meu nome contava no SCPC, fui falar com meu gerente, ele puxou minha ficha e disse que não devia nada realmente, estava tudo liquidado, só tinha um restante de R$240,00 da divida de R$1040,00 que consta no SCPC.Porem ele mesmo me disse que esse 240,00 a funcionaria que fez o acordo comigo que esqueceu de colocar, ou seja foi erro deles.Mesmo assim ele me disse que não podem fazer nada, mas eu passei por um enorme constrangimento perante a loja. Quais são meus direitos, posso recorrer por danos morais???

    Desde já grata...Tatiana( Sarapui-SP)

    ResponderExcluir
  86. Bom dia Dra. Renata, estou com uma suposta dívida com uma financeira, há cerca de 2 anos atras fiz um acordo para quitar essa dívida e, creio eu, paguei as 3 parcelas do acordo, porém me mudei e perdi os comprovantes, tenho apenas o da 2ª parcela. Mas há cerca de 6 meses atrás me ligaram de uma credora oferecendo um acordo para quitar a mesma dívida, mas não quis saber o valor, fui na financeira discutir o caso e, da primeira vez, o atendente disse que a minha dívida era de R$62,00 (valor referente à última parcela do acordo feito) solicitei que eles fizesem uma revisão, o atendente me disse que me ligariam da credora, isso foi em abril e até hoje ninguem me ligou, voltei lá esse mes, e a atendente dessa vez me disse que o valor que consta é de R$170,00 (esse valor é o valor original antes do pagamento das parcelas do acordo), estava disposto a negociar sobre o valor de R$62,00, que seria o valor que eu não tenho como comprovar o pagamento, mas a atendente me disse que isso não é possível. A pergunta que mai me intriga é se, apesar de o nome ter sido enviado ao SPC ou SERASA, ainda continuam correndo juros sobre o valor devido e se é legítimo fazer essa cobrança sem eu ter sido advertido por nenhum meio pelo SPC? Agradeço a atenção e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  87. oi Dra. Renata. eu tenho um duvida. eu estava com dividas no ponto frio e tribanco, eu liguei renegociei e paguei, e tirei 3 dias depois e ainda conta no spc a restrição, liguei pra eles eles dizem que está dentro do prazo que é de 5 dias pra sair. só q la ta incluso ponto frio e tribanco no acsp. eu quero saber se isso vai sar tb. esse tal de acsp. essa restrição sai?

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde Drº Renata, o meu problema e o seguinte


    O banco real levou meu nome para o spc, alegando uma guia de 4.600,00.porem como eu não tinha essa divida eu proucurei o banco...ai eles me disseram assim...

    Que realamente eu não devo aquele valor.. Mas que consta um contrato em meu nome aberto, porem esse contrato ja foi quitado em 2007, ano que corresposnde a divida..Agora tenho duvidas...


    1) O banco tem o direito de errar uma divida desse valro e ainda sujar o meu nome?

    2)Como foi em 2007 não tenho mais as boletas..Agora quer dizer que o banco pode me processar? Pq eles podem alegar que eu estava mentindo? Pelo fato d eu não ter mais as boletas?

    ResponderExcluir
  89. Boa noite Dra Renata, tenho uma dúvida:
    Uma pessoa que está desempregada, pode ser barrada ao procurar emprego? Como vai pagar se não consegue trabalho?

    ResponderExcluir
  90. Dr. Renata, gostaria de saber o que devo fazer, uma operadora de cartão do meu estado me colocou no SPC e Serasa por uma divida de R$850,00 que venceu no dia 15 e foi paga no dia 25 do mesmo mês o valor de R$ 900,00, tenho comprovante e até mesmo a operadora no Mês seguinte me enviou a fatura que comprovava este pagamento, mais mesmo assim estou no serasa e spc, já fui no SPC de minha cidade Recife para retirar o nada consta que custa R$10,00. E agora?

    ResponderExcluir
  91. Boa noite !
    Gostari de uma informaçao sua,meu nome constava no spc e me ligaram da empresa para onde eu devo e fiz um acordo e efetuei o primeiro pagamento da minha divida no dia 20/08/09 e fui no dia 29/08/09 efetuar uma compra e nao consegui porque meu nome ainda estava encluso no spc. Gostaria oq posso fazer contra a empresa ?

    ResponderExcluir
  92. Olá DRª Renata;
    Minha dúvida é o seguinte,meu problema é com o Mercado Livre, no site diz que o anúncio é grátis que só é gerada uma fatura caso seja efetuada a compra,certo, mas não vendi nada e estão me cobrando R$4,95 pelo anúncio com a possibilidade de meu nome ir para os órgãos SPC/SERASA...Pergunto: eles podem fazer isso?
    Desde já grato.

    ResponderExcluir
  93. POR FAVOR responda
    Bom dia Dra. Renata,QDO AINDA DE MENOR assinei um documento para incrição ne um curso pré vestibular,soh q desisti e naum fui mas no caso nao paguei a utima parcela,quero saber se mesmo sendo menor de idade eles podem me colocar no spc,lembrando q nao levei nenhuma autorização de pais ou responsável no momento da matricula

    ResponderExcluir
  94. dra. Renata,
    meu nome consta apontado no SCPC e segundo a certidão é por um débito de 2005, informado pelo 2o. cartório de protestos. Fui no 2o. cartório de protestos e tirei uma certidão do período de 5 anos e a mesma diz "não constam protestos". O que faço? Quem eu devo acionar? O SCPC diz que nada pode fazer, e o cartório idem. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  95. BOA NOITE DR RENATA!tire uma duvida minha incluirom meu cpf no serasa por um emprestimo q foi feito por terceiros com meu cpf o que devo fazer??? eu tenho o papel do serasa obs nao sumiu nem um doc meu!e ja tirarom do serasa pq reconhecerom q nao fui eu mas antes disse eu passei constragumentos por negaçao de creditos por 2 vezes no bco onde sou correntista !!obrgada pela antençao

    ResponderExcluir
  96. Drª Renata comprei um pacote que me foi oferecido em minha empresa da nete contendo 4 linhas de telefones da embratel e internete de 2 megas da nete , acontece que eu desde janeiro de 2008 data em que foi instalado nunca recebi nenhuma conta ou fatura e os telefones dia funcionava e dois dias não , fiz várias reclamações tenho varios protocolos de reclamação e um certo dia em uma das reclamaçoes me mandarão uma conta por e-mail de r$374,00 e liguei contestando pois apenas funcionava a internete mesmo assim lenta e nunca resolveram meus telefones que nunca prestou inclussive perdi clientes , a resposta que me deram da minha contestação foi que eu teria que esperar por 120 dias uteis para obter a resposta desta contestação , e liguei varias vezes querendo informação e eles continuaram a dizer que ainda estava no prazo de 120 dias uteis , e nunca mandaram contas mesmo assim dai eles cortaram de uma vez os telefones em maio de 2008 e em julho de 2008 cortaram de vez a internete sem fazer contato e sem enviar contas . pois bem fui até o procon registrei oque havia acontecido e depois de 20 dias mandaram uma resposta que iriam resolver .
    Quando foi mes de julho deste ano eu precisei comprar um veiculo em meu nome para trabalhar e todos os bancos me negaram credito então levantei que minha empresa estava negativada no serassa entrei em contato varias vezes para renegociar as dividas absurdas que me colocaram mesmo assim depois que cancei de contestar os valores e voltei ao procon que nada resolvel , decidi pagar ; então me pediram varios ducumentos para ser enviados para Goias gastei r$ 150,00 de documentos e envio para fazer este acordo e só depois de um mês é que me mandaram a primeira parcela para pagar e paguei no mesmo dia .
    dois dias depois retiraram as restrições das faturas de contas , mais ainda ficou um valor de R$ 440,15 que consta ser da nete e quando fiz acordo fiz das contas que me mandaram atravez do pedido do procon que constava telefones e internete .
    já liguei na nete a nete dizia que não tinha sido informada do pagamento liguei para embratel ela mandou eu ligar para a nete pois no sistema não constava mais nada , dai liguei na ouvidoria da nete e me mandaram esperar por 3 dias e estes tres dias se passaram antes de ontem e hoje eu liguei para ouvidoria e me pediram mais 3 dias e eu estou muito nervoso com tudo isso não estou nem conseguindo trabalhar direito e estou sem poder comprar por este motivo , oque devo fazer ? abraços...

    ResponderExcluir
  97. Olá Drª Renata!
    Estou com meu nome negativado junto ao serasa e ao spc pela compra de um veículo que não efetuei, nem sequer possuo conta em banco.
    Moro em Nova Friburgo e o carro foi comprado em Campos, o banco está me executando pelas parcelas que não foram pagas, o que eu devo fazer?
    Cabe indenização por danos morais?
    Como vou provar que não comprei esse carro?
    Grata!

    ResponderExcluir
  98. Estou em uma tremenda confusão me roubaram um cheque a um ano e meio atráz e essa pessoa que roubou fez compras em uma empresa ilegal, quando tirei extrato da conta havia entrado um cheque sem fundo em um valor absurdo fui a delegacia e registrei um boletim de ocorrêcia e agora recebi uma correspondencia que meu nome está no seresa, mais quem colocou meu nome não foi a empresa ilegal que fui lezada alguém repassou o meu cheque para a empresa ilegal e essa empresa por não ter recebido o valor da divida dessa pessoa que me furtou repassou o meu cheuque para uma outra empresa colocar meu nome no serasa preciso de ajuda! tire minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  99. Tenho um vizinho que mora no apto embaixo ao meu que a vários anos nos perturba com som alto,gritarias e badernas em sua residência, principalmente apos a 22:00hs.Para piorar a situação ele agora arrumou uma companheira pior do ele e que fazem sexo aos berros a qualquer hora do dia ou da noite tendo os vizinhos que participar mesmo sem querer.A última bagunça em 28/08/09 as 23:45hs o próprio sindico foi testemunha. O que devo fazer já que o sindico não tomou e nem toma nenhuma providencia a respeito. Eu e meu marido fomos ameassados de morte pelo morador por ter feito reclamações dele e sua companheira no livro de ocorrência do condominio, por este motivo chamamos a policia mais ainda não formalizamos a queixa crime. Por favor me ajude a como devo proceder diante de tal constrangimento pois a coisa está ficando séria e as provocações também. Estou com medo de que algo mais grave aconteça.

    ResponderExcluir
  100. Bom dia DRa bom meu caso é : eu emprestei 2 cheques para minha cunhada e a mesma naum conseguiu pagar as dividas que fez com os cheques ou seja meu nome foi pro spc e pro cerasa sendo que após 5 anos meu nome limpou nova mente pois os cheques foram passados no ano de 2001 mais em 2008 eles colocaram meu nome no spc novament descobri pq fui fazer uma compra e aloja me negou a venda alegando que meu nome estava no spc ja entrei com um processo em cima das lojas mais naum sei se vou gamhar ou naum minha audiencia esta marcada pra 21/09/009 as 13:00 hrs estou mei com medo porque vou sozinha para o juizado de pequena causas pode me orientar por favor sou do RJ

    ResponderExcluir
  101. Dra. Renata
    bom dia, meu caso é o seguinte, estou com debito no hipercad so que a mesma nao quer pacelar minha divida e falou tbm que nao cancela o meu cartao e me falou para eu ficar pagando o minimo ate eu poder pagar o total da divida.
    uma atendente me falou que se eu nao pago o minimo direito imagine o parcelamento da divida, achei uma falta de respeito com cliente isso.
    gostaria de uma dica da senhora...
    obrigado

    nelson

    ResponderExcluir
  102. Bom dia Dra. Renata,
    Embratel/Livre cobrou indevidamente um aparelho no meu cartão de crédito. Várias foram as reclamações, paguei as tres parcelas e no PROCON, eles se comprometeram a devolver o meu dinheiro em dobro. Entretanto isso nunca ocorreu. Quais os meus direitos para reaver a quantia paga e quais os juros e correção que devo devo acrescentrar
    Grata
    Aurinete
    mdirenzo@uol.com.br

    ResponderExcluir
  103. boa noite Dra. Renata, há aproximadamente 6 meses meu nome foi incluso no SPC pela COMPESA (central de abastecimento de água e saneamento de Pernambuco), pois bem, eles começaram a madar contas mensais numa casa onde não existe encanação da empresa, pedi que fizessem uma vistória, e os mesmos verivicaram a irregularidade e tiraram meu nome do SPC, tenho direito a indenização pelo tempo que fiquei no SPC?

    ResponderExcluir
  104. boa tarde . tive meu nome incluido no spc e outros indevidamente.roubaram meus documentos e fizeram algumas compras so fui descobrir quando precisei comprar material p/ reformar minha casa , roupas p meus filhos . foi muito contrangedor ter que pedir p/ outra pessoa comprar financiado para mim e agora oque posso fazer

    ResponderExcluir
  105. boa noite dra renata meu nome e robson eu tenho o nome no spc e gostaria de saber se isso prejudica na hora de arrumar emprego? Pois não é a primeira vez que faço um teste para um emprego e não passo por causa de o meu nome esta sujo. gostaria muito de saber se isso e possivel.
    abraço e agradeço desde já;

    ResponderExcluir
  106. Tive meu nome negativado no SPC por conta de uma parcela de financiamento já paga. Mandei 2 fax para a empresa de cobrança com o recibo de pagamento, mandei o recibo pelo e-mail da empresa de cobrança, recebi várias cobranças com teor ofensivo da empresa de cobrança no meu trabalho e mesmo assim tive uma parcela que já havia sido paga a 52 dias negativada. Acho que proporcionei a empresa tudo para provar que paguei e mesmo assim fui negativado. Acha que tenho direito a danos morais por ter meu nome incluido ilegalmente e ter sido constrangido em meu local de trabalho?
    Grato desde já.
    FERNANDO FONSECA - Juiz de Fora-MG

    ResponderExcluir
  107. Lucimar, Betim Mg
    bom dia Dra. Renata, fiz um plano de telefone da operadora vivo e como nao estava satisfeita com o serviço eu cancelei o contrato. Porém a penúltima conta não foi enviada para o meu endereço e devido a isto a conta ficou em atraso , logo em seguida pedi a 2ª via e logo chegou a multa recisoria do contrato, que foi paga dentro do prazo previsto , agora como a penúltima conta estava em atraso, com 17 dias de atraso a vivo incluiu o meu nome no serasa e no spsc , quais são os meus direitos ? o que devo fazer?por favor me oriente.

    ResponderExcluir
  108. Boa noite,gostaria de uma orientação,solicitei cancelamento do meu cartão credicard antes de vencer a anuidade,fui orientada á pagar minha dívida sem o valor de anuidade.Solicitei então uma fatura com o valor de minha dívida total o que credicard recusou.Então durante 3 meses paguei minha dívida sem anuidade,porém recebi cobranças com ameaças de inclusão no spc serasa.Ao verficar meu cpf consta que a empresa negativou meu nome.Minha dúida é a prática é legal,pois entrei em cotato com vários atendentes tenho o dia e hora registrado e todos me orientaram á pagar minha dívida sem a anuidade e meu cartão não foi cancelado.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  109. Boa Noite Dra. Renata meu nome é Luiz,

    Fui procurar emprego e tive a informaçao que meu nome foi inserido nos orgaos de proteçao ao credito. Foi informado que devo uma quantia consideravel no banco Real na qual NUNCA tive conta. Qual o procedimento a ser tomado ?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  110. boa noite, tive meu nome indevidamente inserido no spc, pretendo entrar na justiça com uma ação de indenização qual o valor que devo pedir, pois não tive nenhum prejuízo material apenas o moral.

    ResponderExcluir
  111. Olá.. Boa Tarde!!
    Gostaria de saber se a obrigação de pedir baixa em protesto de título já pago é do credor ou do devedor?? a dívida já foi paga desde 2007 e o nome do ''devedor'' continua no Serasa. De quem é a obrigação???
    Aguardo resposta
    Irleide

    ResponderExcluir
  112. Dra Renata, tive meu nome incluido no spc por causa de um telefone celular da Oi que não possuo, moro em Minas Gerais, e quando fui ver o por que meu nome tava negativado, verifiquei que era por causa da oi de São Paulo, sendo que nunca estive nessa cidade e nunca comprei nenhum celular da oi, e nunca tive nenhum chip da mesma. Como devo proceder neste caso?
    Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  113. Dra.Renata
    Estive nas Casas Pernambucanas fazendo uma compra e quando fui pagar, com o cartão da propria loja, o rapaz que estava no caixa me informou que meu cartão estava bloqueado e me pediu que me encaminhasse até o crediario. Fiquei surpresa ao saber que meu nome está constando na lista do SPC, incluido pela operadora TIM, por uma conta de R$ 26,91, já tendo sido paga. Este problema com a TIM, já estou resolvendo, porque tenho o comprovante de pagto, mas como o mesmo não se encontra comigo, pq a linha era usada por minha filha, paguei novamente para que retirem meu nome do SPC e depois vou resolver na justiça. O que quero mesmo saber é se, mesmo eu estando com meus pagtos em dia com as Casas Pernambucanas, eles podem me impedir de comprar na loja. Me senti humilhada, porque todos que estavam aguardando para serem atendidos, ouviram o rapaz me avisar que meu nome estava no SPC e indevidamente.

    ResponderExcluir
  114. boa tarde dra.renata tive meu cpf clonado, fizerao um cartao do banco do brasil e cromparao um celular, na teve a audiençia e ganhei como danos morais les recorerao será que vou ganhar a causa

    ResponderExcluir
  115. ola,
    dr renata, gostaria de saber em quanto tempo uma empresa pode colocar um cliente no spc SERASA por atraso.?

    ResponderExcluir
  116. Bom dia Drª Renata, entrei no SPC indevidamente por uma encomenda que não recebi. Foi feito um pedido, mas não recebi. O mesmo, quando recebido, acompanha um boleto bancário com um prazo p pgmto. Entrei no SPC por nada e empresas de cobrança já mandam cartas. O valor original era 92,00. Hoje eles me cobram quase 200,00. Isso já faz 3 meses. Não consigo nem dormir direito por causa disso.
    Preciso entra na Pqe Causas. Esse fato compete ao Dano Moral?

    ResponderExcluir
  117. Bom dia Drª Renata, entrei no SPC indevidamente por uma encomenda que não recebi. Foi feito um pedido, mas não recebi. O mesmo, quando recebido, acompanha um boleto bancário com um prazo p pgmto. Entrei no SPC por nada e empresas de cobrança já mandam cartas. O valor original era 92,00. Hoje eles me cobram quase 200,00. Isso já faz 3 meses. Não consigo nem dormir direito por causa disso.
    Preciso entra na Pqe Causas. Esse fato compete ao Dano Moral?

    ResponderExcluir
  118. Dra. Renata,

    Sou sua colega aqui em SP e atuo na área trabalhista .
    preciso entrar com uma ação contra a telefônica que retirou indevidamente uma linha telefônica residêncial adquirida antes da privatização da ANATEL.
    Além disso houve negativação do cliente no SCPC indevidamente, eis que há uma cobrança por uma adesão que JAMAIS EXISTIU.

    Por favor, como devo proceder??
    Aguardo.

    Um abraço.

    Dra. Dani

    ResponderExcluir
  119. ana aparecida
    boa noite drª renata minha mae nunca posuiu cartao de credito porem em janeiro desse ano foi fazer uma compra e o nome constava no spc/serasa entrou em contato com a unicard e eles viram q ouve duplicidade de documentos e e falaram q em 5 dias uteis saia a restricao ela guarda o sedex ate hoje mas esse mes foi fazer um emprestimo e ainda consta so q ela so tem a 1ª consulta q consta no spc e essa consulta foi feita no serasa será q vale pois ela tirou outra ontem e tava nada consta será q ela tem chance de entrar com uma açao por danos morais? oq precisa fazer ou agora nao tem jeito? ela procura o unicard ou faz sem comunicar? oq asenhora acha da resposta deles pode ser duplicidade de nºs ? oq devemos fazer 10/10/09

    ResponderExcluir
  120. Meu nome foi incluído no Serasa e SPC indevidamente. Há três pendencias de contas da Claro, duas da Brasiltelecom e uma do Cartão Cred21 (Cartão Marisa). O detalhe é que nunca tive telefone nessas operadoras ou cartão da referida loja. Ainda não procurei a Brasiltelecom, nem as Lojas Mariasa, mas na Claro informam abertura das constas em novembro de 2008 em uma cidade diferente da qual resido. Fico sem saber qual a melhor forma de proceder, principalmente no caso das telefônicas que insistem que o acerto deve ser feito por meio dos call centers. Devo entrar em contato com cada empresa ou entrar na Justiça diretamente? Nesse segundo caso, na Justiça comum ou Juizado Especial?

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde Dra. Renata, em março desse ano cancelei junto a operadora TIM minha conta TIM-WEB, quando foi dia 08/10/2009 recebi uma carta de uma empresa de cobrança da TIM emitida no dia 16/09 pedindo para eu regularizar um débito em aberto ref. ao mês 05/2009, liguei na operadora e eles me afirmaram que minha conta havia mesmo cancelado em março e não constava no sistema deles motivo daquele valor gerado. Para não ter problemas efetuei o pagamento dia 09/10/2009 até aí achei que tinha resolvido o problema. Quando foi hj dia 15/10 a CEF me ligou avisando que meu nome estava incluido no SPC pela operadora TIM e que meu cadastro estaria bloqueado, pois estou vendendo uma casa financiada. Liguei na operadora e me relataram que realmente consta o pagamento efetuado no dia 09/10 e que eu devia aguardar para meu nome ser retirado no cadastro de inadiplentes. Perguntei para eles que se referia esse débito pois havia cancelado a conta em 03/2009 já que esse debito é de 05/2009, o atendente disse que quando eu cancelei eu havia feito uma quebra de contrato em que o mesmo venceria um mês após o cancelamento e isso gerou a fatura. Perguntei porque no dia que eu cancelei não fui avisado e pq não recebei nenhum comunicado por parte deles que eu tinha que pagar essa quebra de contrato, o atendente não sabia me responder. Qual a providência devo tomar? pois fui prejudicado por meu nome estar negativado.
    Ass. ALEXANDRE ALVES

    ResponderExcluir
  122. Meu nome foi incluso no SPC pelo Banco Real.
    Em 2007 fui ao Banco Real para abrir uma conta estagiário, na época assinei e tudo, depois de um mês todas as minhas amigas que foram abrir comigo receberam cartão e cheque, liguei para o banco pra saber do possível cartão, só que fui informada que não tinha nada pra mim. Depois de várias vezes ligações ao Banco desistir, pois minha conta não havia sido aprovada.
    Desde agosto de 2009 estou sendo cobrada via telefone, por não uso da conta estagiário em aberto, fui várias vezes ao Banco falar com o gerente e pedir o extrato e nunca me deu nada, sempre diz que fez o pedido e nunca chegou, sempre dizia que ia me ligar (nunca ligou) quando foi agora, fui comprar um carro e não pude por que a Instituição financeira que trabalho informou que estou no SPC pelo Banco Real.
    O que faço???

    ResponderExcluir
  123. A SENHRA ATENDE A REGIAO DA CAPITAL DE SAO PAULO?

    TEMHO PROBLEMA COM BANCO DESDE 2003
    E ME COLOCARAM NO SPC NOVAMENTE

    AGUARDO RESPOSTAS

    MAOSQCRIAM@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  124. Boa noite, tive um cartao de credito clonado, e desconfio que meu rg pode ter sido utlizado também, como posso saber se ele está sendo usado ? Devo fazer B.O. ? devo dizer minhas suspeitas de quem fez, à administradora do cartao ou corro risco dela dizer que eu expus meus documentos a "bandido" e entao tenho que pagar. Obrigada Vanessa

    ResponderExcluir
  125. Anônimo disse...
    Boa noite Dra.
    Meu nome Mari alves e sou do Rio de ja neiro. Eu tenho uma divida em outra Cidade em uma loja de sapatos a mais de 5 anos. e nao voltei la para pagar! so que agora estao cobranda a minha familia.e falarao que vao mandar para o meu endereco.gostaria de saber si eles estao correto em fazer isso? pois ja tem mais de 5 Anos

    ResponderExcluir
  126. Boa Noite Dra. Renata
    POR FAVOR ME AJUDE NÃO SEI MAIS O QUE FAZER...
    O meu nome foi colocado desde set/2007 indevidamente pelo banco Nossa Caixa.Fui até lá e o gerente havia me dito que realmente houve um erro não se sabia o porque mas que dentro de dias o problema ja seria sanado.Passados um ano e meio e sem resolução do problema conforme foi prometido começei a documentar meus e mails pedindo a regularização e descrevendo vários espisódios vexatórios,mas eles me ignoram e nem se quer me respondem esses e mails.Por telefone prometem que o nome vai sair em poucos dias mas já estamos caminhando para o segundo ano.Como trabalho em banco me afastei e não posso retornar até acertar o nome que esta lá indevidamente e ja foi reconhecido por eles mesmo.Peço uma carta de anuência e eles se negam dizendo que não podem me dar.O que eu faço?Cabe uma indenização?Vara civel ou peuqenas causa?e meu nome será logo retirado?muito obrigada

    ResponderExcluir
  127. Dra Renata
    Paguei uma fatura do Visa Carrefour e no mes seguinte me telefonaram cobrando a fatura.Mandei 3 vezes o fax que me pediram mesmo assim ligarão cobrando.Recebi duas faturas dizendo meu debto com juros e tudo mais.Liguei pedindo pelo amor de Deus para que resolvesse isto pois eu já não aguentava mais pois minha mãe faleceu e estou a base de calmantes e anti depresivos,a atendendo vendo que eu estava em crise disse que era para desconsiderar as faturas que eles iriam arrumar e mandar a fatura certa.Hoje recebi uma carta dizendo que meu nome foi para o cerasa.O que´posso fazer pois estou me sentindo muito mau com tudo isto.Posso entrar na justiça por danos morais em pequenas causas ?
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde !

    tenho um caso tipo assim eu tinha um cadastro no spc desde o dia 05/09/2005 de uma divida com o Carrefur mas fui puxar meus regitros do spc hoje e vi que essa divida foi vendida para a Atlantico Fundo/SP e a mesma recolocou meu cadastro apartir do dia 19/10/2009 isso é legal eu posso recerrer a justiça e ganhar algum direito e o que devo alegar neste caso e mas um caso semelhante só que com uma divida que tinha na Marisa desde o dia 10/01/2006 e foi vendida para a empresa Cessão Cred21-/SP e a mesma me recadastrou no dia 10/02/2009 posso fazer o mesmo tenho como ou chance de ganhar alguma coisa. Meu nome é Antonio.

    ResponderExcluir
  129. Visa carrefour - Boa tarde! Não é obrigação da senhora comprovar o pagamento perante a empresa que efetuou a cobrança indevida. Neste caso é cabível indenização por danos morais.
    Vide último tópico postado por mim.

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  130. Antonio, a dívida pode ser repassada para outra empresa, porém a cobrança não podera ultrapassar 5 anos desde a data da dívida.
    Atenciosamente, Dra. Renata.

    ResponderExcluir
  131. Boa noite Dra Renata, meu nome é helensandra, eu abri uma conta universitaria em um determinado banco, então me deram um limite de credito no valor de 200,00 reais, porem utilizei o dinheiro e não debitei o valor. Após dois anos recebi uma notificação que o meu nome estava no serasa com saldo devedor de 12.560,00 de emprestimo, fui ao banco e eles me falaram que havia um engano e esse valor altissimo não constava no sistema do banco, porem ele existia no serasa.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  132. bom dia Dra. Renata,
    Estou com um problema, a Telefonica protestou este ano em Abril uma divida minha que não sei de onde surgiu do ano de 2006, e negociei com a ultracenter que presta serviço para eles, mas paguei a divida e meu nome ainda esta negativado, perdi cartão de credito cheque especial, vaga de emprego e após solicitar novo cartão de crédito que vim saber que ainda estava negativado no SPC mesmo após pagar a divida. Mesmo em contato com a Ultracenter eles dizem para esperar e não acontece nada.
    Posso mover uma ação de danos morais e antecipação de tutela para a retirada do nome do SPC. E algo sobre a perda do emprego e problemas acarretados danos materiais talvez.
    Poderia me orientar se não for abusar, por e-mail?

    Obrigado
    Fernando

    fcmacha@gmail.com
    fernandinho_vp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  133. boa noite Dra. Renata, há aproximadamente 6 meses meu nome foi incluso no SPC pela COMPESA (central de abastecimento de água e saneamento de Pernambuco), pois bem, eles começaram a madar contas mensais numa casa onde não existe encanação da empresa, pedi que fizessem uma vistória, e os mesmos verivicaram a irregularidade e tiraram meu nome do SPC, tenho direito a indenização pelo tempo que fiquei no SPC?

    ResponderExcluir
  134. Dr. Renata,
    Tive meu nome incluido no serasa por várias instituições indevidamente, pois fui vítima de estelionato. Minha pergunta é, quanto tempo demora para ajuizar uma ação contra estas empresas por danos morais e materiais. Pois contratei um advogado, porém não sei quanto tempo isso demora.
    Fiz B.O pois tive os documentos roubados.

    ResponderExcluir
  135. por conta de alguns dias de atraso com a compesa me negativaram no spc e serasa a conta ja se encontra paga

    ResponderExcluir
  136. minha conta de energia tinha alguns dias de atraso mais quando a equipe esteve na minha residencia a conta ja se encontrava paga isto ocorreu no dia 16/07/2008 eles constataram que estava paga mas nao suspenderam o fornecimento e sim colocaram um lacre de corte sem o meu conhecimento e sim por incompetencia da equipe que esteve na minha residencia, pois foi mostrado que a conta se encontrava paga,em 06/08/2008 fizeram nova visita uma equipe que constataram este dito lacre e sem educacao sem nenhum preparo profissional, me destrataram e me acusaram de haver religado por conta propria, coisa que nao aconteceu.
    Entao em seguida recebi a conta de luz do mes de setembro vencimento 19/09/2008 no valor de 133,43, com uma taxa de penalidade por auto-religacao. Na outra conta eles constataram que estavam errados e me devolveram a taxa de penalidade, no mes seguinte veio em minha conta uma indenizaçao por corte indevido no valor de 46,00 reais.
    A dúvida é, de posse desta conta constando que foi um corte indevido se tenho direito a processar a celpe por danos morais e contrangimento
    >

    ResponderExcluir
  137. Dra.Renata
    Estive nas Casas Pernambucanas fazendo uma compra e quando fui pagar, com o cartão da propria loja, o rapaz que estava no caixa me informou que meu cartão estava bloqueado e me pediu que me encaminhasse até o crediario. Fiquei surpresa ao saber que meu nome está constando na lista do SPC, incluido pela operadora TIM, por uma conta de R$ 26,91, já tendo sido paga. Este problema com a TIM, já estou resolvendo, porque tenho o comprovante de pagto, mas como o mesmo não se encontra comigo, pq a linha era usada por minha filha, paguei novamente para que retirem meu nome do SPC e depois vou resolver na justiça. O que quero mesmo saber é se, mesmo eu estando com meus pagtos em dia com as Casas Pernambucanas, eles podem me impedir de comprar na loja. Me senti humilhada, porque todos que estavam aguardando para serem atendidos, ouviram o rapaz me avisar que meu nome estava no SPC e indevidamente.

    ResponderExcluir
  138. Dra Renata,

    Sou empresaria e apos quitar uma divida e encerrar a conta o banco HSBC começou a fazer diversos lançamento indevidos em minha conta totalizando R$46.000.00 e lançaram a minha empresa no SERASA SPC. Tenho como pedir indenização?O que devo fazer para ter provas

    ResponderExcluir
  139. Dra.Renata Boa noite.

    Eu tinha 1 parcela do financiamento do apartamento em atraso vencida em 08/09/09 e uma a vencer em 08/10/2009. Ambas foram pagas uma em 15/10/09 e outra em 16/10/09 respectivamente. Hoje 30/10/09 fui a uma loja comprar 1 sofá e fui informado que não poderia pagar parceladamente porque meu nome consta no Serasa.
    Como devo proceder? É cabivel uma idenizaçao, pois estava com meu filho e minha esposa. Estou extremamente decepcionado e magoado, pois utilizei até do meu cheque especial para saldar as parcelas em atraso.

    Antecipadamente agradecido,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  140. Bom dia!!!
    Caso o nome da pessoa esteja no SPC/SERASA, após o casamento com a mudança de sobrenome a dívida permanece no nome da pessoa???
    Desde já agradeço

    Léia Curitiba/pr

    ResponderExcluir
  141. ola, fiz um curso de informatica no qual paguei 3 meses e depois desisti, cancelei naquele horario e ia iniciar em outro, mas não tive condições de pagar. fui em uma loja comprar e fiquei sabendo q fui incluido no spc. oque faço.liguei para eles e me disseram que tenho que pagar a metade do curso para cancelar.

    ResponderExcluir
  142. Dra. Renata,
    Estava devendo três parcelas do meu financiamento da habitação (CEF), efetuei o pagamento no dia 26/10/09 através de um boleto emitido pela própria CEF. Precisei (hoje 04/10/09) trasnferir a minha conta corrente no itáu para outra agência e fui informada que não poderia fazer isso pq meu nome estava no SPC SERASA. Gostaria de saber se posso processar a CEF por isso ? Quais são as possibilidades de ganhar essa causa ? Como se calcula as custas do processo ? Quanto tenho que pagar para o advogado ? Quanto posso pedir nessa causa ?
    Muito obrigada, agradeço se puder responder tbém para desouza.gisele@gmail.com

    ResponderExcluir
  143. Dra. Renata,
    Estava devendo três parcelas do meu financiamento da habitação (CEF), efetuei o pagamento no dia 26/10/09 através de um boleto emitido pela própria CEF. Precisei (hoje 04/10/09) trasnferir a minha conta corrente no itáu para outra agência e fui informada que não poderia fazer isso pq meu nome estava no SPC SERASA. Gostaria de saber se posso processar a CEF por isso ? Quais são as possibilidades de ganhar essa causa ? Como se calcula as custas do processo ? Quanto tenho que pagar para o advogado ? Quanto posso pedir nessa causa ?
    Muito obrigada, agradeço se puder responder tbém para desouza.gisele@gmail.com

    ResponderExcluir
  144. Bom dia

    no dia 9/10 efetuei o pagamento da minha parcela com vencimento no dia 13/10, referente ao financiamento da minha moto. Porém, equivoquei-me e paguei a parcela de 13/10/2010. No mesmo instante liguei para a central e a atendente informou que seria efetuada a inversão, seria considerada paga parcela de out/09. No dia 26/10, recebi um comunicado de que nao foi acusado o recebimento da prestação vencida no dia 13/10. imediatamente liguei novamente, e a atendente disse que faria a inversão, pois a mesma não havia sido feita ainda. confirmei se desta vez realmente daria certo, me certificando de que não haveriam juros e encargos. No dia 4/11, recebi um comunicado do serasa, dizendo que se nao efetuasse o pagamento em 10 dias, meu nome seria incluido em seus registros. Detalhe: neste comunicado, o valor devido seria de 3.387,68 e minha parcela é de 216,00. Posso entrar no Juizado Especial devido a solicitaçao ao serasa e pelo valor absurdo ou apenas quando meu nome for incluido nos registros???

    ResponderExcluir
  145. dra presciso de ajuda . a empresa net colocou meu nome no serasa indevidamente. junho fiz um acordo de pagamento do q devia . agora descobri q eles estao me cobrando uma conta de fevereiro. apos fazer uma consulta de serasa pois meu cheque nao esta passando em lugar nehum . e o pior q eles nao tem explicaçao pra me dar cada vez q ligo é uma historia.

    ResponderExcluir
  146. Boa noite Dra. Renata

    Estou com um probleminha tambem, eu abri uma conta no Bradesco já faz um ano, na época eu abri com uma carta de solicitação para entrar em um emprego, mas não deu certo esse emprego e a conta ficou lá em aberto. O fato é que nunca movimentei, nem mesmo fui buscar o cartão, ainda está lá sem desbloqueio. Achei que seria cancelada automaticamente caso eu nunca mexesse na conta, mas há dois dias recebi uma carta alegando que tenho 10 dias para realizar o pagamento da taxa referente a 33 reais ou meu nome será incluído no spc/serasa, o que devo fazer? Não entendo muito bem de direitos mas acredito que não sou obrigada a pagar por algo que nunca utilizei, quais são as melhores medidas cabíveis a esta situação?

    ResponderExcluir
  147. MEU NOME FOI INCLUSO NO SPC PELA VIVO MINHA CONTA VENCIA DIA 16/09/09 E PAGUEI 24/09/09
    SO Q VEIO CARTA DE COBRANÇA. E EU LIGUEI PARA VIVO INFORMANDO Q PAGUEI A CONTA E PASSEI UM FAX.SO Q MESMO ASSIM MEU NOME FOI POSTO NO SPC
    GOSTARIA DE SABER SE ISSO DA INDENIZAÇAO POR DANOS MORAIS POR FUI REALIZAR UMA COMPRA E MEU NOME ESTAVA RESTRITO.

    ResponderExcluir
  148. Boa noite primeiramente parabéns pelo blog, é muito útil e interessante, preciso muito de ajuda, o meu marido tem o nome incluso no serasa pelas empresas atlantico fundo de investimento ( telefônica) e Brazil npls(panamericano), mas não foi notificado de que as dívidas seriam repassadas a essas credoras e não foi comunicado de que estava com pendências, o problema é que não conseguimos entrar em contato com as credoras e não temos como limpar o nome dele, precisamos dar entrada na documentação da compra do nosso apartamento e sabemos o que fazer pois a caixa não vai aprovar o crédito com o nome no serasa, por favor me oriente no que devemos fazer e se procurarmos o juizado quanto tempo o nome ainda vai aparecer sejo?
    Obrigada e mais uma vez parabéns...

    ResponderExcluir
  149. oi boa noite verifiquei q estou no spc por um serviço que eu não utilizei. no caso eu fiz um procedimento em uma clinica odontologica em que meu irmão foi avalista pois ja estava no spc pelo cartão de credito, levei meu pai para fazer o mesmo procedimento e para minha surpresa constava em meu nome o debito dele!!! mas como se eu não poderia ter assinado e de fato não assinei nada oque posso fazer neste caso??? obrigada

    ResponderExcluir
  150. Dra. Renata estou com um prlblema junto a uam administradora de cartão de credito.
    o que ocorreu foi o seguinte: Recebi com atraso a fatura q vencia em 10/10/2009 e não efetuei o pagamnento ao receba fatura que venceria
    em 10/11/2009 e efetuei o pagamento parcial,(mais que o minimo) e para minha surpresa meu nome foi incluido no serasa,ao ligar para admnistradora
    cobrando explicação a atendente me informou
    q o meu nome só sairia quando eu pagasse o valor total da fatura.gostaria de saber se isso é
    legal , ou se eu posso pedir uma indenização por danos morais?

    ResponderExcluir
  151. Dr renata boa tarde sou simone tenho 2 problemas um e do cartao Banco votorantim paguei em dia e o total inteiro da fatura e ai fui usar o meu cartao estava bloqueado por falta de pagamento liguei la inumeras vezes ai falaram para eu passar o fax do recibo entao passei e mesmo assim falaram que nao tava constando o pagamento agora amanha venc a outra fatura e somaro os 2 valores liguei novamente e falaram para mim pagar so o valor gasto e mais o juros como vou pagar os juros se eu paguei em dia e bm a telefonica mandou uma carta q vai para scpc sendo que ja foi pago em dia bm o que fazer obrigado

    ResponderExcluir
  152. Olá Drª Renata.
    Estou com uma dúvida e peço sua ajuda.
    Fui à uma loja para realizar uma compra, porém, não estava munida do cartão da loja. Então ffui até o setor de crédito para pedir uma autorização de compras munida de meu RG e CPF. Daí a funcionária me informou que não poderia liberar a compra( apesar de eu já possuir o cartão, só não estava de posse dele no momento)por meu nome estar inscrito no SPC. Fiquei muito constrangida, pois pago rigorosamente em dia meus compromissos e ela informou-me que era uma inclusão por parte de um Banco, o qual nunca pisei meus pés na minha vida, ou seja uma inclusão indevida no SPC. Como posso agir a priori? (pois estava de viagem marcada p outro Estado e ainda não pude me dirigir ao Banco)
    Grata desde já.
    Ana Oliveira

    ResponderExcluir
  153. Boa tarde....descobri em um trabalho, em 2009, que meu nome esta no SPC, por um emprestimo(FIN) de 175 e 123 reais(!), feito atraves de um cartão do B.Brasil, na ilha de Itaparica.
    Trabalhei lá, a ultima vez, em 2002....e o 'emprestimo' foi feito em 2006,ou seja...cartão clonado, com certezxa!!!Trabalhei no Club Med e tinha o cartão visa electron,só para retirar o salario do mes mesmo. Acontece que liguei no Banco, e ninguém me atendeu...ficaram me empurrando de gerente, a diretor de contas e naaaaaaaaada....depois já não atendiam mais...entrei num stressss,porque o Bradesco ja havia feito o mesmo comigo,quando vim de São Paulo ao rio, em 2007.Só que foram retiradas no caixa eletronico...consegui ser resarcido 4 meses depois...de muita luta!
    Deixei pra lá,pois estava ficando realmente doente emocionalmente...cheguei a pedir pra ser mandado embora do trabalho. Consegui...pois era visivel o descontrole , e as coisas escaparam do meu controle,...me senti humilhado mesmo, impotente e entrei em depressão.Gostaria de retomar isso, e entrar com um processo contra eles o mais rápido possivel....tenho que pagar um advogado,ou ele pode ter os honorarios pagos,quando ganharmos a causa???
    Isso foi uma gota dágua, para os ´problemas que vinha enfrentando na época, claro...mas não admito esse descaso da ag. do Banco do Brasil da ilha de Itsparica-Salvador.Quero justiça!
    Estou sem forças já...me ajude, por favor!!!!!!!!!!!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  154. Eu fiz um acordo com uma empresa de cobrança para sanar uma divida da minha esposa, logo em seguida descobri que o nome dela já estava limpo, recebi um boleto no meu email mas desconsiderei, eles ligaram me ameaçando de voltar a negativar o nome dela, isso é legal?

    ResponderExcluir
  155. faço curso de rotinas adm,na microlins...
    estou desisitindo do curso, por ser apenas uma vez por semana., não aprendo quase nada, e pretendo arrumar um emprego para fazer rh ano que vem.
    No entanto eles me falaram que mesmo eu trancando ou desistindo as parcelas vão ficar em abertas tendo eu que pagar mesmo assim tds as parcelas sendo que ja paguei 4 e faltam nove.
    isto é correto?
    e se não pagar eles podem levar meu nome para o serasa?
    me explique com urgencia por favor?
    muitissimo obrigado e tenha uma boa tarde.
    Michelle Rodrigues

    nfe@idealplastic.com.br

    shellygatona@hotmail.com

    ResponderExcluir
  156. Dr. Renata....pretendo entrar com uma ação contra o B.Brasil por ter clonado meu cartão-salario, de 2002 e deixar meu nome no spc em 2006...
    Deixo aqui meu fone para um eventual contato ,onde gostaria de saber sobre valores dos seu trabalho como advogada...
    Newton(F: 21 98892067 )

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  157. Bom dia Dra. Renata
    Meus pais compraram uma casa, mas ela ainda está no nome dos antigos proprietários, inclusive as contas de água e luz.
    Pois bem, ontem eu recebi uma carta do SERASA avisando que o meu nome iria ser negativado por uma conta de água que nem está no meu nome.
    A COMPESA pode fazer isso, uma vez que eu nunca compareci lá para pedir para passar o contrato para o meu nome? Eu moro com os meus pais.

    ResponderExcluir
  158. boa tarde! gostaria de saber se a justiça trabalhista pode tomar um veiculo alienado ao banco! abraços sergio...

    ResponderExcluir
  159. Dra.Renata
    paguei uma fatura do cartão de crédito visa internacional do mes 09 e mesmo assim venho recebendo cobrança desta fatura por telefone. Ja informei que foi paga informei o horario mesmo assim as ligações continuaram me causando trantorno ate que recebi uma carta incluindo meu nome no serasa. Entrei com uma ação nas pequenas causa e no dia da audiencia nimguém do cartão apareceu. O conciliador simplesmente marcou outra audiencia pro mes de abril de 2010. Lendo uma folha que ele pediu pra assinar pra tomar ciencia da audiencia vi que ele retirou a revelia e ainda tenho que levar tres testemunha e provar que o cartão visa me ligou. O que eu faço o comprovante do pagamento e as cartas que recebi ja esta incluso no processo o que eu ainda tenho que provar? Ficarei grata se puder me orientar.

    ResponderExcluir
  160. Boa Tarde Dra. Renata

    Eu tinha uma sociedade com meu cunhado em um empresa fez um imprestimo bancario naquela epoca eu sai da sociedade a quase 2 anos e este ano o banco do Brasil colocou meu nome do SPC por inadimplencia que acorreu depois da alteração do contrato ou seja, já não era mais socia , e não me comunicou, só fiquei sabendo do ato da compra de um apartamento, tentei levar o contrato ate o banco porem eles disseram que somente via judicial para apresentar devesa. Como devo proceder para solucionar?

    ResponderExcluir
  161. Bom dia Dra. Renata
    Minha sogra está passando por uma situação de extremo constrangimento, é o seguinte, alguns meses atrás ela abriu um crediário em uma loja de grande nome, fez uma compra de um fogão que inclusive o pagamento é sempre efetuado com antecedencia, muito antes do vencimento.
    E de repente ela começou a receber cartas da loja avisando que ela tinha um débito e que seria incluida no CERASA E SPC, inconformada com a situação, ela resolveu ligar para a loja onde efetuou a compra do fogão, e foi informada que ela havia comprado uma chapinha de cabelo e que constava atraso no pagamento, por isso o motivo das cartas. Mas minha sogra nunca comprou este produto (chapinha), então indignada procurou a loja pessoalmente, e ao chegar e passar para o gerente a situação, o mesmo ainda duvidou da palavra dela dizendo que chamaria o vendedor responsável pela venda daquele produto para ver se ele a reconheceria...um absurdo, então o vendedor afirmou que ela havia comprado sim, por várias vezes afirmou. então ela disse que procuraria os direitos dela, e na mesma hora eles recuaram dizendo que foi engano do vendedor, até deram uma cópia da venda, e lá consta mesmo o nome dela e tal, mas que ele havia se enganado no sistema, então ela (minha sogra pediu o contrato assinado e comprovantes de cpf e rg) pra eles, já q fizeram a tal venda, e disseram que n tinham. E ainda pediram pra ela pelo amor de Deus para que ela n fizesse nada contra eles...
    Enfim, ela ainda continua recebendo as cartas e passando muito nervoso e constragimentos, mesmo o nome ainda n sendo incluido, ela pode entrar com recusrsos contra a empresa? Como ela deve preceder neste caso?
    Agradeço desde já sua atenção.
    Se caso quiser mandar a resposta para o meu e-mail, por favor, fico muito agradecida mesmo!
    Fabiane
    fabianerubir@bol.com.br

    ResponderExcluir
  162. Boa tarde Dra. Renata!

    Tirei uma daconsta esses dias para verificar a situacao do meu nome e consta um credito o qual ja foi efetuado o pagamento a um ano atras.Detalhes:eu moro no rio de janeiro, meu nome consta na cdl do rio grande do sul, pois a administradora é de lá, comprei uns moveis e o carne foi parcelado por esse banco de credito.bom Dra., eu atrasei a parcela tres mesmes e depois efetuei o pagamento liguei para o numero q consta no carne 3 vezes informando o pg e fiquei tranquila. Até que semana passada fui chamda na rh da minha empresa pra ser informada q meu nome estava com restricoes,eu disse que ia verificar e consta mesmo esse registro. eu posso entrar com acao contra essa empresa por nome indevido por mais de um ano e por situacao contrangedora no trabalho? O valor da parcela era de 158,00. Quanto posso pedir de acao sem que seja um ato abusivo da minha parte?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  163. Bom dia Dra. Renata
    ocorre que a alguns dias fui fazer uma compra e descobri que estava com o nome inserido no spc pela loja Salfer de uma cidade vizinha a minha, ao ir ate a loja fui informado que haviam feito um finciamento e apresentado documentos com o n° dos meus, mas quando pedi que me mostrassem as copias se negaram.
    Ocorre que nunca comprei nessa loja não tenho ficha nela e nem conheço muito bem a cidade.
    Na minha cidade tem a filial da loja mas tambem nunca comprei nada lá.
    O que posso fazer para limpar meu nome e não pagar uma dívida que eu não fiz, posso entrar no juizado, pedindo par atirar meu nome e indenização por dano moral?
    E se alguem falsificou meus documentos de alguma forma como posso impedir que ele faça outras dividas em meu nome?
    Obs: nunca perdi meus documentos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  164. Bom Dia Dra. Renata,

    Estamos com um problema seríssimo, há alguns meses atrás entreguei as chaves de uma casa alugada, pintamos a casa, limpamos tudo, finalizei o contrato, e me mudei para outro imóvel.Detalhe não tenho fiador, utilizo o seguro fiança da Porto Seguro já há alguns anos.
    Meses depois comecei a receber ligações da Porto Seguro sobre uma dívida de R$ 2500,00 referente a danos ao imóvel, e pintura de má qualidade.
    Alegam ter indenizado a proprietária nesse valor e que agora tenho que pagar para eles.Detalhe em nenhum momento fui comunicada sobre esses problemas, nunca me consultaram, não me enviaram nenhuma comunicação, não me deram sequer direito de defesa.
    Ontem verifiquei que meu nome está negativado no SPC neste valor.
    Dra Renata, essa dívida não procede, estão me causando imenso constrangimento e o pior não querem me mostrar nenhum documento com descrição da dívida, a cobrança até agora só foi feita via telefone.Meu nome é Jisleyne.

    ResponderExcluir
  165. Bom dia Dra. Renata, descobri por acaso (ao tentar fazer um cartão nas Lojas Renner) que meu nome estava inscrito no SPC com um registro de inclusão do dia 25 FEV 2008 pelo BANCO IBI SA BANCO MULTIPLO, sendo que desconheço a dívida protestada. Gostaria de esclarecimentos de como retirar o registro indevido, bem como se cabe ação de danos morais e como faço para entrar com a ação e quais as possibilidades nas Justiças Comum e Juizado Especial. Existe ainda um porém em virtude de eu estar morando atualmente no Paraná e a dívida ser referente a um período em que residia no Rio de Janeiro. Posso entrar na justiça aqui no Paraná?

    ResponderExcluir
  166. Luiz henrique.
    Bom Dia Dra Renata.
    Uma financeira está me cobrando uma parcela do financiamento do meu carro porém a parcela está paga.Recebi uma carta da Serasa que meu CPF seria incluso lá. Tenho como acionar a financeira judicialmente por danos morais uma vez q a parcela está paga e o controle deve ser feito por eles?

    ResponderExcluir
  167. Tenho uma divida com Itaucard, já faz mais de cinco anos. Todas as propostas foram absurdas, não aceitei nenhuma. Todo ano eles colocam no Serasa com muma nova data e valor atualizado. É legal isso, pois assimos cinco anos não chegam nunca e permaneço no Serasa.

    ResponderExcluir
  168. Boa Tarde Dra. Renata!
    Recebi uma carta do serasa informando que meu nome
    será negativado por uma divida com a COMPESA
    (conta de água), porém o contrato não está em meu
    nome, está em nome do meu padastro (que não possui
    nenhum nome em comum com o meu). Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  169. Dra. Renata, gostaria de saber o que eu faço, paguei uma prestação da casa e a CEF está alegando que não foi pago, e mando meu nome para o SERASA, recebi a carta no dia 19/12, que tenho que regularizar até o dia 23/12, o que a Dra. acha, posso fazer que não recebi essa carta, e deixar o nome ir para o SERASA, e depois entrar com um processo contra a CEF, pois tenho o comprovante que foi feito o depósito.

    No aguardo

    Clemente

    ResponderExcluir
  170. efetuei o pagamento do meu cartão de credito o total da fatura depois de dez dias chega uma carta em que meu nome se encontra no spc sendo que ja paguei e tenho o comprovante e somaram ainda a proxima fatura....incluindo tudo no serasa ainda por sinal cancelaram meu cartão sem aviso...passei o maior constrangimento ao tentar comprar um carro e meu nome estar sujo sem eu estar devendo a divida como proceder??

    ResponderExcluir
  171. Dra.Renata pra minha surpresa cheguei ontem na minha residencia e tinha uma correspondencia da light informando que colocaria meu nome no spc so que não devo nada a este orgão gostaria de uma orientação da dra.,

    ResponderExcluir
  172. Fiz um empréstimo consignado na CEF e sem motivo plausível as parcelas não eram descontadas e eu me dirigia ao banco para pagá-las. Acabei não conseguindo mais e tentei um acordo, mas a CEF exigia entrada de 2.000,00 e eu não tinha. Sem ser notificado previamente, a CEF me inscreveu no Serasa e depois ingressou com ação de execução contra mim. Juntei os 2.000,00 mas não estou conseguindo acordo, pois a dívida que era de 12.000,00 e na justiça foi acrescida para 17.000,00, agora foi atualizada por uma firma terceirizada para 131.000,00 !!!!, o que inviabiliza qualquer acordo. Reiterei minha proposta, mas não me respondem. Estou sendo aprisionado pela CEF e com nome no Serasa estou perdendo oportunidades, não posso comprar um carro para transportar minha mulher deficiente e não consigo alugar apartamento. O que fazer? Já existe ação de execução. Posso ingressar com ação independente para exclusão do meu nome do Serasa? Me ajuda, Dra. Renata!!! Atenciosamente, José - wrego@ig.com.br

    ResponderExcluir
  173. boa noite DR. Renata meu nome é Mara... fiz um pedido na jequiti cosmeticos e a duplicata veio com vencimento para março. efetuando o pagamento dias antes do vencimento eu ganharia um desconto.assim sendo paguei a duplicata,de um unico pedido que fiz no valor de 189,00 agora eles me enviaram uma carta me cobrando dizendo que estou com debito aberto me cobrando juros e constando meu nome ja no spc e serasa... procurei a duplicata paga e encontrei agora quero saber como devo proceder...eles me pediram comprovante via fax so que a raiva foi tao grande que quero saber como proceder.. se procuro o juizado especial ou procon. que faço?

    ResponderExcluir
  174. Boa tarde Dra. Renata,
    Sou recem formada e fui procurada por uma cliente que teve o nome indevidamente incluído no SPC, porém seu nome ja foi retirado. Como faço para comproavar a inclusão? O SPC é obrigado a fornecer uma certidão de datas anteriores? Pelo CDC há a inversão do ônus da prova, deve utilizar deste intituto e entrar com a ação para posteriormente comprovar o abuso sofrido pela vítima?

    ResponderExcluir
  175. Boa Tarde Dra. Renata, como devo proceder..., pois recebi uma carta do SPC registrando a falta de pagamento de uma conta da Light e meu nome estava sendo colocado no SPC, caso este indevidamente, pois as minhas contas estão em dia, agora quero uma indenização por danos morais, pois o fato não é verídico, como de vo proceder. Desde já grata pela atenção.
    Patrícia

    ResponderExcluir
  176. Olá bom dia Dra. Renata
    Tenho 18 anos, sou da Cidade de Sinop-Mt, e necessito de uma informação.
    Fui hj numa loja de eletrodomesticos comprar a mobilia da minha do meu apartamento, só que fui impossibilitado de realizar a compra dos mesmos, tendo em vista que o setor de credito da empresa me informou que eu tenho alguns debitos no spc/serasa/ccf, ai eu pedir pra ele se ele poderia me imprimir a consulta que o mesmo fez junto aos orgãos de proteção ao crédito, e ele me trouxe os seguintes debitos:
    Empresa -------------DATA---------------DEBITO
    BANCO REAL S.A. ....01/04/2009 R$ 1.006,68
    BANCO REAL S.A. ....17/03/2009 R$ 2.646,04
    BANCO DO BRASIL S.A.10/03/2009 R$ 198,24
    BANCO DO BRASIL S.A.20/02/2009 R$ 2.540,52

    SÓ QUE EU DESCONHEÇO OS DEBITOS E UM DETALHE NA DATA DA INCLUSÃO EU TINHA APENAS 17 ANOS.
    O QUE FAZER?
    EU AGUARDO RESPOSTA NO E-MAIL antonielsonrodrigues@uol.com.br
    arsj08@hotmail.com

    Atenciosamente

    Antonielson Jr
    Sinop-MT

    ResponderExcluir
  177. Boa noite Dra. Renata
    tenho a minha casa financiada pela CEF pagoas parcelas sempre em dia porem a CEF colocou meu nome no Serasa dizendo que não paguei uma parcela da casa, pois bem tenho o comprovante da conta devidamente paga ,ou seja fui fazer uma compra de um celular Nextel e só então descobri a tal pendencia financeira , posso abrir um processo contra o banco ? Quais os procedimentosque devo tomar
    muito obrigado e fique com Deus
    Marcos Paulo

    ResponderExcluir
  178. Bom dia Dra.Renata..
    paguei uma loja em Dezembro/2008 e a loja colocou meu nome no SPC em agosto/2009 sem eu está devendo...e sem informar...só fiquei sabendo agora porque fiz uma consulta visto que não estava conseguindo credito, e não sabia porque.Então procurei a loja para reclamar e ela me disse que se eu estava no Spc é porque estou devendo, foi a ir que mostei o carnê quitado pra a dona da loja...ela nãofalou mas nada...pedi que retirasse meu nome imediatamente do SPC(isso foi agora no dia 12/01/10.. posso entrar com uma ação contra a loja por meu nome está no SPC sem eu está devendo, mesmo que ela retire? Por farvor me ajude...

    ResponderExcluir
  179. Dra. Renata, emprestei um cheque em branco para uma amiga, onde ela trocou esse cheque a 10 por cento e assinou atrás do cheque.o valor do cheque e de 4.200,00, só que ela tinha dado 1.200,00 onde o comerciate que esta com o cheque descontou esse valor atras do cheque.A data foi para o dia 30 de setembro de 2008.Assim sendo ela ficou devendo os 3.000,00 só que ele depositu o cheque e o mesmo voltou pois não tinha fundos.O banco aceitou entrar um cheque que já tinha sido descontado atras 1.200,00 no ano de setembro de 2009.O que eu fasso?

    ResponderExcluir
  180. Olá Dra. Renata, o meu caso é o seguinte e gostaria de alguns esclarecimentos:
    Eu havia me matriculado em uma faculdade no ano de 2006 só que passei em outra faculdade que me interessou mais, entao fiz desistencia, recebi o valor de 90% e um comprovante de que eu tinha desistido do curso, só que 2 anos depois (2009) a instituição me mandou um boleto cobrando todo o semestre, fui a instituição e eles reconheceram a ausencia de débito, me deram uma declaração que nao tenho débitos algum com a istituição. Até aí tudo bem, só que esse ano 2010, recebi outro boleto, inclusive contendo ameaças de que meu nome irá para o SPC caso eu não pague, mas se eu nao devo nada entao nao vou pagar! seria caso de indenização por danos morais? o nome ainda nao foi incluso no SPC mas será já q nao vou pagar simplesmente pq nao devo nada. Como eu devo proceder? Agradeço

    ResponderExcluir
  181. Boa Tarde Dra. Renata, me chamo Rogéria e o fato é o seguinte: Meu esposo é o fiador de um contrato de compra de um veiculo em nome do nosso genro, ocorreu que nosso genro atrasou o pagamento e nos foi enviado uma carta do serasa informando o numero do CPF para inclusao, ocorre que o SERASA mandou a 2 carta no numero do CPF do meu marido, mas no nome do nosso filho menor, cabe açao judicial, pelo fato de está no nome do nosso filho menor, é um erro de informaçao no caso correto, como devo proceder, seria constrangimento pelo nome de um menor. Grata!

    ResponderExcluir
  182. Uma microempresa foi procurada por duas pessoas que se diziam ser representante da TIM CELULAR, oferecendo plano de R$ 29,90 mensais sendo que neste plano estaria incluído gratuitamente o aparelho(sob escolha do consumidor).
    A empresa adquiriu então, pensando no contrato na modalidade de comodato, seis aparelhos. Sua surpresa foi enorme na primeira fatura apresentada, já que os aparelhos estavam sendo cobrados(em parcelas). Como não houve pagamento, em razão de não ser o combinado, a empresa notificou via correio, por várias vezes a TIM, inclusive procurou o Procon que registrou protocolo, contudo nada adiantou, tendo inclusive seu nome sido levado ao Serasa. Tentando solucionar o impasse, ingressou no juizado especial com ação de anulação de contrato c.c. indenização, houve contestação onde a TIM juntou contratos de compra e venda com assinaturas falsificadas, a empresa requereu instauração de incidente de falsidade visando o exame de grafotécnica, o juiz julgou extinta a ação sem resolução de mérito face a complexidade que a causa assumiu, devendo as partes procurassem a justiça comum. Gostaria que a Dra. fizesse a gentileza de mandar modelo de alguma ação para solucionar a questão. Contanto com um resposta, antecipadamente agradeço.

    Se for possível mandar algum modelo, favor enviar para saulopapa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  183. prezada dra.Renata bom dia !
    tenho dúvida sobre cartões de crédito.
    1.eu estava no spc/serasa nos cartões visa, master e hipercard ,fiz acordos com todos e paguei o que devia.Saí do spc/serasa. Agora tento fazer novamente e não consigo.nenhum deles aprovam minha proposta.
    o que fazer???
    obrgado e bom dia
    at.denilson andre recife-pe

    ResponderExcluir
  184. Bom dia Dra. Renata, estou com o meu cnpj incluso no spc e em decorrencia disso meu cadastro esta bloqueado em alguns fornecedores, porém ja foi dado baixa no protesto em dezembro de 2009. Já tirei uma certidão de negativa da empresa e não consta débito nenhum. Qual seria a forma mais correta e ágil para poder solucionar esse problema?

    ResponderExcluir
  185. Boa noite Dr.Renata.Meu nome é igor e recentimente descobri que o banco itaú incluiu meu CPF indevidamente no SPC e SERASA.Fui fazer uma compra e meu cadastro nao foi aprovado.Dai procurei saber a razão de tal constrangimento.Descobri entao a inclusão nos órgão de credores...o banco está me cobrando uma divida que eu tinha em 2005,que paguei em 2008.tenho os recibos aqui na minha casa.fui ate o banco pra cancelar minha conta e eles disseram q pra q a conta seja excluida eu terei q pagar essa divida(que ja paguei e tenho os recibos).A indenização é cabida nesse caso?obrigado

    ResponderExcluir
  186. Dra. Tenho uma empresa de distribuição de cosmeticos, so que alguns clientes solicitaram compra de mercadoria a prazo(boleto), so que os mesmos estão no SPC e Serasa. Como eu não posso conceder credito a eles para comprarem minha mercadoria, gostaria de informalos porque não posso vender a eles devido ao registro no SPc.

    Como faço uma carta de credito negado devido a registro no SPC?

    Eugenio Cesar
    SC Cosmeticos
    União dos Palmares/AL

    ResponderExcluir
  187. Tenho uma dívida com o bando do brasil a mais de 5 anos, em dezembro de 2009 meu nome saiu do cadastro SPC/SERASA mais em 01/02/2010 eles incluiram o mesmo débito com valor corrigido atraves de outra empresa de cobraça.

    Minha dúvida é. Eles podem incluir-me pela mesma dívida? mudando de cobradora? ou isso é ilegal?
    que faço?

    Por favor entre em contato pois estou desesperado estarei viajado daqui a 7 dias e fui fazer um cartão para cobrir minhas despesas na viajem e passei a maior humilhação.


    jhonyamazonas@hotmail.com

    ObrigadO !

    ResponderExcluir
  188. tenho restrição no meu nome, o banaco libera a a antecipação do 13 salario para mim?

    ResponderExcluir
  189. JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA E RESPOSTA AS PERGUNTAS FEITAS NESTE BLOG - Fico muito feliz em poder tirar dúvidas constantes em meu blog, porém estive impossibilitada de responder as frequentes perguntas feitas no mesmo. Há 8 meses obtive uma benção, meu filho, no qual venho dedicando tempo integral. Peço desculpas pela minha ausência.

    Percebo que as perguntas quase sempre são bem semelhantes e por isso resolvi tentar respondê-las de forma genérica.

    Embora seja óbvio o que vou escrever, porém é o primeiro passo a ser considerado: quem deve tem que pagar, quem não deve não tem que pagar. O que eu quero dizer com isso é que algumas pessoas me escrevem relatando abusos de algumas empresas e se sentem lesadas e ao mesmo tempo inseguras em mover uma ação judicial em face das mesmas.

    Ninguém pode ser cobrado pelo que não deve.

    Não é obrigação de ninguém provar a empresa nenhuma que não é devedor. Se a empresa insiste em cobrar, ilicitamente, é cabível ação judicial por danos morais com pedido de antecipação de tutela para retirada do nome do SPC e do SERASA, sob pena de multa diária em caso de descumprimento, caso seja deferido o pedido.

    Para que a ação tenha êxito é necessário comprovar que as cobranças estão sendo feitas (documentos enviados pela empresa ou simplesmente pelo nada consta do SPC e do SERASA).

    É importante mencionar,que a cobrança ilícita, mesmo sem inclusão no SPC e SERASA, gera dano moral e direito de ação.

    Em caso de duplicidade de cobrança é necessário, além dos documentos citados acima o fornecimento de cópia do comprovante de pagamento nos autos do processo.

    Está sendo vítima de cobranças de empresas que nunca teve nenhuma espécie de vínculo, comprove a cobrança e mova ação judicial em face da mesma por danos morais.

    O Nome pode permanecer nos cadastros do SPC e do SERASA por 5 anos, depois desse prazo é ilegal e cabe ação judicial.

    Negociou a dívida e mesmo assim o nome continua nos cadastros do SPC e do SERASA, cabe ação judicial de danos morais por descumprimento do acordado.

    Em caso de clonagem ou roubo de documentos, façam imediatamente registro de ocorrência na delegacia, para isentar-se de responsabilidade.

    Caso seja devedor, o que pode ser questionado judicialmente é a aplicação de juros abusivo.

    Algumas pessoas têm dúvida se devem impetrar a ação perante a vara cível ou juizado especial cível. A diferença é que as ações no juizado são mais rápidas, porém com indenizações menores, já na cível, as ações são mais demoradas e as indenizações são maiores.

    Por enquanto, eu atendo somente na Capital do RJ (em resposta a pergunta feita no blog).

    Em caso de inclusão indevida no SPC e no SERASA, devidamente comprovada, aos residentes do RJ, Capital, eu darei retorno via e-mail.

    Espero ter ajudado. Fiquem com Deus!

    Um abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  190. boa noite Drª Renata em maio d 2009 minha esposa recebeu uma de renegociaçao de um debito no valor de 3000,00 q pagando avista seria 700,00 entaum pagamos esse debito avista, no final deste mesmo ano minha esposa entrou com um pedido de financiamento de um imovel junto a caixa, no entanto a resposta em fevereiro foi negativa pois esse ja pago contava no spc/seresa (sendo tinhamos consultado logo apos o pagamento e nao constava mais nada), como devemos proceder.
    att.: cristiano farias
    cristiano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  191. Bom Dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Eu recebi tres cartas de uma empresa solicitando o pagamento de um cartão que eu NUNCA tive, no valor de R$520,00. Pra minha surpresa, quando fui até uma loja comprar um produto, não pude, pois meu nome estava no spc. Eu entrei em contato com a empresa e com a administradora da mesma, por 04 vezes, mas as cobranças ainda continuam e o meu nome ainda está no spc. O que devo fazer? Entrar no Pequenas Causas?
    Desde já.
    Agradeço

    ResponderExcluir
  192. Dra.Renata
    sou recem formada, fui procurada por uma pessoa que teve incluido em seu nome um veiculo que nunca teve, agora o Estado esta cobrando dividas relativas aos impostos deste veiculo o que fazer?

    ResponderExcluir
  193. Bom dia DRª contrair uma divida de 950,00 reais entre negociações já paguei 1700,00 reais e ainda faltam 460,00 reais, a qual não temho cond~ções de pagá-la. posso entrar com ação alegando juros abusivos e ter meu nome retirado do SPC?

    ResponderExcluir
  194. ola,
    nunca comprei nada nas lojas marisa, nao tenho cartao de la e eles colocaram meu nome no spc, gostaria de saber o que devo fazer, quero entra com um processo por danos morais mas tenho pressa em retirar meu nome da restricao e possivel retirar meu nome e depois eu continuar com o processo por danos morais.

    ResponderExcluir
  195. meu cartão da losango visa foi cancelado em 2009 queria paga as fatura a trazada como e que faco

    ResponderExcluir
  196. Boa tarde Drª Renata, as lojas Renner colocou meu nome no SPC indevidamente, paguei as prestações antecipadas, não possuo mais os comprovantes, porém lembro a data, hora aproximada e o caixa que foi efetuado o pagamento, estava com minha esposa grávida onde efetuamos no caixa preferencial. Devo procurar o Procon ? Devo pedir a fita caixa judicialmente referente aquela data de pagamento ?

    O que devo fazer ? Não guardei os comprovantes, como conseguirei provar que está pago ?

    ResponderExcluir
  197. Dra. Renata no SERASA consta um debito numa empresa so que não fiz nenhuma compra nessa empresa por sinla o cpf que eles cobram compra é o meu mais o nome é diferente tem Erro. como devo proceder pois não tenho nem como entrar em contato com a empresa . por favor me auxilie

    ResponderExcluir
  198. Boa noite doutora, não sei mais o q fazer? estou no SERASA desde dez/2007. Peqno relato - entrei com ação revisional pagando em juizo em mais ou menos meados de 2007 perdi a ação , mas continuei pagando e em dez/2007 veio a ordem de busca e apreensão , procureo o fórum e através de liberação da juíza foi feito o calculo de toda a divida e depositei judicial, porém continuo no serasa e carro alienado até hoje. 03.03.2010, é correto isto?

    Obrigado. Agd esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  199. Boa noite! entrei com proc. de rev de juros, perdi em 1ª instancia e recorri da decisão, porém depositei todo o valor judicial e processo continuou seu curso, mas em out/2008, por estar demorando muito,em conversa com minha advogada resolvemos fazer acordo, mas até 03/03/2010 ainda continuo na mesma situação. Pergunto isto é cabivel de indenização? o que posso fazer para poder usufruir meu direito de cidadão para limpar meu nome?


    Atenciosamente.


    Antonio -

    ResponderExcluir